João Pessoa, 06 de junho de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
SAÚDE

Descubra vantagens das atividades ao ar livre

Comentários: 0
publicado em 06/06/2018 às 15h19
atualizado em 06/06/2018 às 12h27

A prática regular de atividades físicas, seja um esporte, uma caminhada ou uma dança, libera endorfina, hormônio responsável pelo bom humor e autoestima. Além disso, aliado a uma alimentação saudável, o exercício físico ajuda a combater e prevenir o estresse e a depressão. Mas, se a rotina corrida dificulta uma ida à academia, que tal praticar atividades ao ar livre?

Muito mais do que ter apenas um dia agradável, essa prática libera níveis mais elevados de substâncias que melhoram o humor trazendo sensação de felicidade e de calma no pós-exercício, aumenta a oxigenação cerebral e diminui as chances de determinadas doenças aparecerem.

O educador físico Claudney Forte, coordenador do Jampa Saúde, projeto permanente da Unimed João Pessoa que incentiva a população a praticar atividades físicas. “Além de melhorar o condicionamento físico, respiratório e cardiovascular, a prática regular de atividade física contribui para o bom humor, até mesmo para modificar quadros depressivos”.

A prática de atividades físicas ao ar livre traz ainda mais motivação para continuar os exercícios, já que foge da rotina. E melhor: ainda ajuda no processo de sintetização da vitamina D, devido ao sol. “Isso porque a exposição solar corresponde de 80% a 90% o valor dessa vitamina recebido pelo corpo”, disse o professor.

Só é preciso tomar alguns pequenos cuidados. Entre eles, evitar os horários mais quentes, usar roupas adequadas e filtro solar e hidratar-se.

 

JAMPA SAÚDE

Independente da atividade escolhida, estar próximo à natureza sempre traz bons resultados. E quando o cenário é uma das praias mais bonitas da cidade, a vontade de aderir ao exercício físico ganha uma força extra, não é verdade?

 “Exercita-se na praia, ao ar livre, vira atividade física e, ao mesmo tempo, diversão”, disse a atendente Naiara Martins. Ela é uma das participantes do Jampa Saúde.

O Jampa é realizado, gratuitamente, três vezes por semana, nas areias da Praia do Cabo Branco (na altura do final da Avenida Beira-Rio). No local, são oferecidas aulas de zumba e treinamento funcional, além de serviços de saúde (aferição de pressão arterial, teste de glicemia e verificação do Índice de Massa Corporal – IMC).

 Tudo isso acompanhado por uma equipe do Setor de Promoção da Saúde da Unimed JP, formada por enfermeiras e educadores físicos. O Jampa Saúde é disponibilizado a todas as pessoas, mesmo para quem não é cliente da Cooperativa.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas