João Pessoa, 23 de maio de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
projeto de Indicação

Jutay sugere política de prevenção à criminalidade

Comentários: 0
publicado em 23/05/2018 às 10h34
atualizado em 23/05/2018 às 07h35

O deputado estadual Jutay Meneses (PRB) apresentou na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), um projeto de Indicação 543/2018, que sugere ao Governo do Estado a criação de uma política estadual de prevenção à criminalidade. Segundo o parlamentar, na Paraíba os índices de criminalidade, que incluem, casos de homicídios, estupros, latrocínios, roubos e furtos vêm aumentando mês a mês, principalmente nas áreas com maior vulnerabilidade social.

“A violência afeta, sobretudo, as pessoas em situação de vulnerabilidade social, vítimas do processo de urbanização acelerado e desordenado. É preciso que o Governo do Estado adote medidas para combater o aumento da criminalidade na Paraíba”, destacou o deputado.

De acordo com Jutay, as políticas de prevenção social à criminalidade envolvem uma série de estratégias, desenvolvidas de maneira focalizada e geograficamente segmentada, a exemplo de programas sociais voltados para públicos específicos, à recuperação de áreas urbanas degradadas e a participação comunitária na elaboração de projetos sociais de segurança pública.

“Esta propositura tem a finalidade de elaborar e coordenar ações, projetos e programas de prevenção social à criminalidade dos níveis individual, social e situacional, mediante a construção de novas relações entre a sociedade civil e os órgãos do sistema de defesa social e justiça, bem como promover a segurança das pessoas, grupos e localidades mais vulneráveis aos fenômenos de violências e criminalidades”, observou o deputado.

Números – Segundo o Atlas da Violência 2017, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), das 27 unidades federativas do país, a Paraíba ocupa a 10º posição com 1.522 homicídios e uma taxa de 38,3 para cada 100 mil habitantes. O estado é o sexto colocado no ranking de homicídios contra negros no Brasil, com uma taxa de 52,3. Já a taxa de assassinatos de indivíduos não negros é de 6,1.

Já o Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública apontou que a Paraíba registrou 4.944 veículos roubados ou furtados em 2016, um aumento de 56,7% em relação aos 3.154 crimes do tipo contabilizados no ano anterior.

O Mapa da Violência contra bancos, realizado pelo Sindicato dos Bancários, aponta que de 2011 até 2017 foram registrados 698 ocorrência contra bancos na Paraíba, sendo elas explosões, assaltos, arrombamentos, tentativas e saidinhas. Só neste ano, já foram registradas 30 ocorrência.

MaisPB

Leia Também