João Pessoa, 21 de maio de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
campanha republicana

Trump exige investigação sobre ‘infiltração’ do FBI

Comentários: 0
publicado em 21/05/2018 às 14h56

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, exigiu neste domingo que o Departamento de Justiça investigue se o FBI se infiltrou na campanha republicana nas eleições de 2016 por motivos políticos, abrindo um novo capítulo na briga da Casa Branca com os dois órgãos federais.

“Exijo, e farei isso oficialmente amanhã, que o Departamento de Justiça investigue se FBI/DOJ infiltraram ou vigiaram a campanha de Trump por motivos políticos, e se algum desses pedidos ou solicitações foi feito por gente do governo de (Barack) Obama”, disse Trump.

A mensagem publicada no Twitter faz parte de uma série de provocações feitas por Trump sobre o caso nos últimos dias. Ele acusa o FBI de “em várias oportunidades” ter se infiltrado em sua campanha eleitoral. Apesar de não apresentar provas, o presidente diz que o caso pode ser maior que o Watergate, o escândalo que culminou na renúncia do ex-presidente Richard Nixon.

O pedido formal de investigação ocorre depois de semanas de negociações entre o Departamento de Justiça e o presidente do Comitê de Inteligência da Câmara dos Representantes, Devin Nunes.

Aliado de Trump, o congressista pediu ao órgão que entregue todos os documentos relacionados ao informante que trabalhou para o FBI no que se refere à campanha eleitoral do agora presidente.

O Departamento de Justiça se negou a enviar os documentos, alertando que a divulgação da identidade do informante pode ter consequências graves em várias operações do FBI.

  • Entenda a cirse entre Donald Trump e o FBI

Historicamente, o Departamento de Justiça operou com independência em relação à Casa Branca. Por isso, os presidentes não supervisionam ou influem nas investigações conduzidas pelo órgão.

Se o pedido de Trump for negado, o abismo entre os dois órgãos e a Casa Branca deve se aprofundar ainda mais.

O caso

Os jornais “The New York Times” e “The Washington Post” dizem que o informante, um professor americano que dá aulas no Reino Unido, não teria se infiltrado na campanha de Trump, mas sim feito contatos superficiais com três assessores para tentar contribuir com a investigação sobre os vínculos com a Rússia.

Segundo o “Post”, o informante entrou em contato com o copresidente da campanha de Trump, Sam Clovis, e com dois assessores de política externa do republicano, Carter Page e George Papadopoulos, um dos condenados posteriormente na investigação feita pelo promotor especial Robert Mueller sobre o caso.

AgenciaEFE

Leia Também