João Pessoa, 15 de maio de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Mobilização

Secretaria realiza Dia D para inscrições no Enem

Comentários: 0
publicado em 15/05/2018 às 17h11
atualizado em 15/05/2018 às 14h12

A Secretaria de Estado da Educação (SEE) realizou, nesta terça-feira (15), durante a reunião periódica com os gerentes das 14 Gerências Regionais de Educação (GRE) da Paraíba, o Dia D de mobilização para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que estão sendo realizadas até sexta-feira (18).

 

O secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, destacou a importância da reunião com os gerentes para o alinhamento das estratégias do Governo do Estado na educação. “Trata-se de uma reunião para o alinhamento estratégico do que o governador Ricardo Coutinho pensa para o avanço nas ações da secretaria, das gerências e da escola, para que as melhorias de resultados do Enem e da educação como um todo cheguem em quem é mais importante nesse processo: o estudante”, explicou o secretário.

 

A SEE está realizando diversas ações mobilizadoras para o Enem 2018 junto às escolas da Rede Estadual de Ensino, a exemplo do #SeLigaNoEnem, evento que conta com práticas laboratoriais, oficinas temáticas, palestras, apresentações culturais, orientações para o Enem, emissão de documentos, desafios com aplicativos pedagógicos, concurso de redação e orientação emocional, que aconteceu em João Pessoa no último dia 5 de maio e acontecerá em Campina Grande neste sábado (19).

Durante a reunião também foi entregue o prêmio Gestão Escolar, oferecido pelo Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), a uma escola de cada GRE, pelas boas práticas realizadas no ano de 2017.

Inscrições para o Enem

As inscrições para o Enem seguem até sexta (18). Todos devem se inscrever, mesmo os que conseguiram a isenção da taxa de R$ 82,00. A aprovação do pedido de isenção, que foi feito em um período anterior, não significa estar inscrito no exame. No caso dos estudantes que terão que pagar a inscrição, o prazo máximo para quitar o boleto bancário é o dia 23 de maio. Mesmo que por algum motivo os bancos não funcionem, segundo o Inep, o prazo não será alterado.

A inscrição para o Enem deve ser realizada por meio do endereço eletrônico https://enem.inep.gov.br/#/crono?_k=ti1rlj. Para fazer a inscrição é necessário informar o número do CPF e do RG, para que seja criada uma senha, que futuramente dará acesso ao cartão de confirmação e aos resultados. Também é preciso ter um número de celular e um e-mail válidos, para que o Inep envie comunicados diretamente aos candidatos.

Os estudantes também precisam informar se necessitam de algum atendimento especializado no dia da prova, como no caso de pessoas com deficiência ou lactantes. Em outra etapa da inscrição, precisam marcar se a língua estrangeira cobrada na prova será o inglês ou o espanhol. O Enem acontecerá nos dias 4 e 11 de novembro de 2018.

Isenção da taxa de inscrição

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou no início do mês de maio que, excepcionalmente na edição de 2018, os concluintes do Ensino Médio da rede pública de ensino terão isenção de taxa de inscrição do Enem independente de terem ou não solicitado. O objetivo é que os concluintes de 2018 não sofram prejuízo em decorrência de ser o primeiro ano em que a isenção teria que ser solicitada antes das inscrições.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas