João Pessoa, 10 de maio de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
ALPB

Audiência debate saúde do aparelho digestivo

Comentários: 0
publicado em 10/05/2018 às 15h30
atualizado em 10/05/2018 às 13h16

O deputado estadual, Nabor Wanderley (PRB), apresentou requerimento na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), solicitando ao presidente da Casa, Gervásio Maia, a realização de uma Audiência Pública para o próximo dia 16, às 10h, no Auditório do Conselho Regional de Medicina, em João Pessoa/PB. A Audiência objetiva debater questões de saúde relativas ao Aparelho Digestivo.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Oncologia, “o câncer é uma das principais causas de morte em todo o mundo: a cada ano, 8,2 milhões de pessoas morrem devido à doença”. Já segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de novos casos de câncer continuará aumentando apesar do enorme investimento no combate à doença.

Na Paraíba,  o INCA estima para o ano de 2016, acima de 1000(um mil) novos casos de Câncer de Esôfago, Estômago, Cólon e Reto no Estado, com importante impacto na saúde do povo Paraibano, e, adicionalmente, com repercussões consideráveis nos índices de morbi-mortalidade da população, e na utilização dos recursos da Saúde Pública do Estado.

Uma lei estadual de autoria do deputado Nabor Wanderley (Lei nº 11.060/17) cria a Semana Estadual de Conscientização e orientação sobre o Câncer do Aparelho Digestivo (Esôfago, Estômago, Cólon e Reto) no Estado a ser realizada anualmente na última semana de setembro. A Semana tem o objetivo de esclarecer a sociedade sobre a doença e seus sintomas, bem como qualificar os profissionais de saúde para as ações de prevenção e tratamento.

MaisPB

Leia Também