João Pessoa, 29 de abril de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
estação cabo branco

Guy Joseph comemora 70 anos com exposição

Comentários: 0
publicado em 29/04/2018 às 09h25
atualizado em 29/04/2018 às 08h04

Para comemorar seus 70 anos, o fotógrafo e artista plástico, Guy Joseph, abre nova exposição e lança novo livro de fotografias nesta terça-feira (8), 18h, no hall do prédio administrativo da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano.

A exposição intitulada “Instante 70” é aberta ao público de todas as idades e pode ser visitada de terça a sexta-feira, de 9h às 18h. Sábado, domingo e feriado de 10h às 19h.

O livro, que leva o mesmo nome da exposição, será lançado oficialmente no mesmo dia do vernissage. Na abertura será exibido, no espaço expositivo, um vídeo em formato documentário, em que fala sobre as pessoas com mais de 50 anos, que ainda mantém uma vida e mente produtiva e criativa. Os depoimentos refletem uma nova visão das pessoas que alcançaram idade avançada com otimismo e inteligência. O vídeo documentário foi produzido pelo videomaker e fotógrafo Hélio Costa.

Para explicar sobre a fotografia,  nesta exposição Guy Joseph se remete ao fotojornalista francês Cartier de Bresson, que explicava que a fotografia é um “momento decisivo” e dizia que todo fotógrafo teria (pelo menos uma vez na vida) a oportunidade única de presenciar um fato que só ele viu e pode fotografar.

Exposição – No local o visitante vai encontrar 100 fotografias, em tamanho A3, que o fotógrafo considera mais relevantes de sua carreira. “Foi um doloroso trabalho de seleção, pois tenho mais de 2 mil fotos e destas escolhi as que considero mais representativas”, comentou Guy Joseph.

Uma das fotos que destacou como sendo importe foi a fotografia “Urubu”, que é o registro do momento exato em que a ave pousa em cima da cruz da capela do Centro Cultural de São Francisco, no Centro Histórico, em 2006. Neste mesmo ano a foto foi capa do extinto Jornal O Norte, do grupo Diários Associados Paraíba. Outra fotografia de destaque nesta exposição é a das hélices de energia eólica registrada na cidade de Icarazinho (CE).

“Instante 70” também é o nome de seu terceiro livro, que recebeu o tratamento gráfico do escritor, poeta e editor Juca Pontes. As fotos foram impressas através de processo digital conhecido como “Fine Art”, que assegura a fidelidade das reproduções, com qualidade museológica.

Fine Art é a denominação estabelecida para impressões digitais de fotografias e obras de arte certificadas pela qualidade e durabilidade do material impresso. O fotógrafo Guy Joseph é pioneiro, na Paraíba, na utilização do processo de impressão digital Fine Art.
Guy Joseph começou a sua carreira aos 22 anos, quando se mudou para o Rio de Janeiro e teve como primeiras inspirações a cidade maravilhosa. Quando voltou para João Pessoa fez parte de vários projetos, ganhou concursos e prêmios. Em 1981, foi o vencedor do concurso de escolha da logomarca da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc).

Em 1999, ganhou mais um concurso público, desta vez, para a logomarca do projeto carnavalesco Folia de Rua, que permanece a mesma até hoje. Além disso, foi homenageado pelo jornalista Abelardo Jurema com o recebimento do troféu Heitor Falcão.

Em 2006, publicou o livro “Terra da Gente da Paraíba”, com fotografias de lugares até então pouco conhecidos da Paraíba. Durante três anos de expedição para a elaboração do livro, Guy Joseph fotografou cerca de 150 municípios do Estado. O livro com as principais belezas da Paraíba chegou a mais de 15 países.

No ano 2011, lançou o seu segundo livro. Dessa vez, dedicado à cidade de Bananeiras, onde morou por cinco anos. O livro “Bananeiras – Recortes”, produzido com fotos dos lugares mais representativos da cidade.
MaisPB

Leia Também