João Pessoa, 18 de abril de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
assembleia

Cuba inicia escolha de sucessor de Raúl Castro

Comentários: 0
publicado em 18/04/2018 às 09h55
atualizado em 18/04/2018 às 07h05

A Assembleia Nacional de Cuba começa nesta quarta-feira (18) reunião que escolherá o sucessor de Raúl Castro na presidência do país. A sessão terá início às 9h (10h em Brasília) e está previsto que dure até esta quinta, quando o nome do escolhido deve ser anunciado segundo a France Presse.

Pela primeira vez em quase 60 anos, Cuba será governada por uma pessoa de fora da família Castro. O sucessor será escolhido entre os membros do Conselho de Estado, do qual se tornará presidente.

De acordo com a agência francesa, os deputados que formarão esse conselho devem ser eleitos também na quinta. Eles são propostos por um comitê de candidaturas, e o voto dos deputados será secreto.

Nesta quarta, os 605 deputados da nova Assembleia Nacional, eleitos em março, devem tomar posse. Na sequência, será formada a Mesa Diretora do Parlamento.

Se não houver surpresas, a Assembleia elegerá o atual primeiro vice-presidente do conselho, Miguel Díaz-Canel, de 57 anos, ainda de acordo com France Presse. Díaz-Canel é um civil de uma nova geração que nasceu depois do triunfo da revolução em 1959.

Aos 86 anos, Raúl Castro encerrará uma era em Cuba ao passar o poder a um sucessor mais jovem, 12 anos depois de assumir o lugar de seu irmão mais velho Fidel Castro, que morreu em 2016.

Porém, Raúl sai da presidência, mas não se afasta do poder. Ele continuará atuando como secretário-geral do poderoso Partido Comunista de Cuba (PCC) até 2021, diz a France Presse.

Inicialmente, a sessão da Assembleia Nacional estava prevista para começar na quinta, dia 19, quando se comemora no país o 57º aniversário da vitória em Baía dos Porcos – quando foram derrotadas as tropas anticastristas que tentavam tomar o controle da ilha. Mas foi antecipada em um dia.

G1

Leia Também