João Pessoa, 02 de abril de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Transporte público

Trens urbanos são alvos de vandalismo em JP

Comentários: 0
publicado em 02/04/2018 às 14h33
atualizado em 02/04/2018 às 14h05

Arremesso de pedras, pichações e mal uso. Essas são as principais ações de vandalismo contra os trens da CBTU João Pessoa.  No último sábado ( 31), quando realizava a última viagem entre Santa Rita e João Pessoa, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) 041, teve o seu para-brisa danificado por uma pedra e está temporariamente fora de circulação.

Outros quatro trens já tiveram as telas das janelas também quebradas por pedradas e foram pichados. A CBTU gastou cerca de R$ 60 mil para reparar todos os veículos depredados. Ninguém ficou ferido.

De acordo com a Coordenadoria de Manutenção (Coman), o reparo leva cerca de oito dias para retornarem a operação, devido aos serviços de remoção, limpeza da área, aplicação do novo para-brisa e do produto de vedação.A  CBTU irá fazer a substituição do para-brisa de vidro por um de policarbonato, que é mais resistente.

Com isso, a população fica prejudicada, pois o trem sai de operação por  apresentar defeitos. Segundo o superintendente, Paulo Barreto, o grande número de usuários preserva os trens e tem se mostrado consciente na preservação do transporte.

“Os nossos passageiros contribuem para a preservação dos nossos trens. São ações de vândalos que prejudicam a nossa frota e nos causam grandes prejuízos. Dinheiro que poderia ser investido em melhorias para o sistema e trens”, afirmou.

A cada ato de vandalismo, a CBTU registra a ocorrência na polícia e equipes da segurança patrimonial da Companhia monitoram as áreas para evitar mais vandalismo e encontrar os responsáveis.

De acordo com o artigo 163, do Código Penal brasileiro, vandalismo é crime e o autor do delito fica sujeito a prisão e multa, por danos ao patrimônio público. A pena varia de seis meses a três anos de detenção, além das agravantes.

MaisPB

Leia Também