João Pessoa, 20 de março de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
monteiro

Integração reduz vazão da Transposição

Comentários: 0
publicado em 20/03/2018 às 17h03
atualizado em 21/03/2018 às 04h05

O Ministério da Integração Nacional iniciou a redução da vazão de bombeamento da Transposição do Rio São Francisco na Paraíba. De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba, nesta terça-feira (20), só estavam sendo liberados 1,5 m³ por segundo para Monteiro, primeira cidade a receber as águas do Velho Chico no Estado.

A previsão era de que a redução só acontecesse no dia 2 de abril. A decisão, tomada em acordo durante um encontro na última sexta-feira (16) no Ministério Público Federal, foi necessária para que possam ser feitos reparos nas barragens de Poções e Camalaú.

O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) informou que as duas obras devem ser entregues em, no máximo, quatro meses. Os representantes da Agência Nacional das Águas (Ana), Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) e Secretaria de Recursos Hídricos da Paraíba foram contrários à retomada imediata das obras nos dois açudes, propondo o reinício para junho ou julho.

O Dnocs e o Ministério da Integração, no entanto, apresentaram dados técnicos sobre a necessidade da retomada imediata das obras de recuperação dos mananciais. Após ouvir os dois órgãos, os representantes do MPF e MP estadual presentes no encontro equacionaram a discussão e entenderam que, em 15 dias, o Dnocs deve reiniciar as obras.

Wallison Bezerra – MaisPB

Leia Também