João Pessoa, 17 de março de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
padre pio

Papa homenageia monge que disse ter lutado com diabo

Comentários: 0
publicado em 17/03/2018 às 12h02

O papa Francisco orou neste sábado (17) perante o corpo de um dos santos mais populares do catolicismo, o Padre Pio, um monge místico que teria lutado com o diabo.

Foi a primeira visita de Francisco como papa a San Giovanni Rotondo, cidade montanhosa no sul da Itália, que é uma importante parada ao longo da rota de peregrinação do país, ligando lugares onde santos foram enterrados.

O monge capuchinho barbudo, que morreu em 1968 depois de passar a maior parte de sua vida na cidade, teria tido segundo a Igreja Católica os “estigmas” – as feridas de Jesus sangrando nas mãos e nos pés. Ele usava luvas marrons para cobrir as feridas e absorver o sangue das palmas das mãos.

Muitas pessoas disseram que Pio sabia o que eles estavam prestes a confessar. Ele disse ter dito ao bispo Karol Wojytla da Polônia em meados da década de 1960 que ele se tornaria papa. Wojtyla tornou-se o papa João Paulo II em 1978 e, em 2002, declarou Pio um santo.

Os biógrafos de Padre Pio dizem que ele lutou com o diabo regularmente em sua cela em um pequeno mosteiro que agora é a peça central de um amplo complexo que recebe mais de um milhão de peregrinos por ano.

O papa Francisco fez referência às batalhas de Pio com o diabo no início do sábado quando visitou Pietrelcina, a aldeia onde Pio nasceu em 1887.

Segundo os monges, o último ataque demoníaco foi em 1964, quando o ouviram chamando de sua cela à noite. Eles o encontraram no chão, com sua testa aberta. Ele disse a eles: “O diabo tentou arrancar meus olhos”. No dia seguinte, o diabo teria falado através de uma pessoa possuída, dizendo: “Eu fui visitar alguém. Eu me vingei”.

O corpo de Pio foi exumado em 2008 e parcialmente reconstruído com uma máscara de silicone. É preservado em um caixão de vidro com temperatura controlada. Os peregrinos jogam dinheiro e observam o santo sobre uma cerca de ferro forjado.

Milhares de grupos de oração do Padre Pio existem em todo o mundo. Um grupo veio de Nashville nos Estados Unidos. A fama de Pio como uma mística cresceu na primeira metade do século 20 e a cidade se expandiu com ela. As antigas terras de pastagem agora estão cheias de hotéis.

As barracas de souvenir vendem de tudo, desde chaveiros baratos do Padre Pio até estátuas de tamanho natural do santo, que custam milhares de euros.

G1

Leia Também