João Pessoa, 16 de março de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
APOIO

Laureano faz mutirão de simetrização da mama

Comentários: 0
publicado em 16/03/2018 às 07h18
atualizado em 16/03/2018 às 04h19

Um dia para marcar a vida de 19 mulheres que serão submetidas à cirurgia para simetrização da mama – procedimento cirúrgico para correção da mama por meio da implantação de uma prótese de silicone. O mutirão intitulado Dia da Boa Vontade vai acontecer nesta próxima sexta-feira (16), no Hospital Napoleão Laureano (HNL), em João Pessoa.

As 19 mulheres que estarão se submetendo a cirurgia foram selecionadas por meio de tratamento prévio, já realizado no HNL. As pacientes passaram por acompanhamento de cirurgiões plásticos e mastologistas para avaliar o estado de saúde e evolução no tratamento, além do acompanhamento de serviço de assistência social para garantir a prioridade de pessoas carentes no mutirão.

A ação ocorreu pela primeira vez no ano de 2013 e este ano chega a sua sexta edição com a participação de 18 cirurgiões plásticos. Desse total, quatro são da Paraíba e os outros 14 profissionais são voluntários que vêm de outros estados do país. Psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, nutricionistas e fisioterapeutas também integram a equipe.

O HNL conta ainda com o apoio da Rede Feminina de Combate ao Câncer, que são responsáveis pelo trabalho de acolhimento dessas 19 mulheres que começaram a ser internadas nesta quinta-feira (15). No processo de acolhimento, as mulheres receberam kits de higiene pessoal, além de sutiãs apropriados para o uso pós-cirurgia, todos adquiridos por meio de doações.

A diretora geral do Hospital Napoleão Laureano, Tereza Lira, falou sobre a importância do Dia da Boa Vontade. “É uma ação fundamental para a vida das mulheres acometidas pelo câncer de mama, pois é uma maneira de devolver a cada uma delas a autoestima, fazendo com que se sintam melhor como filha, mãe, esposa. Enfim, é a valorização da mulher que se submeteu ao tratamento”, destacou Tereza.

Para realização do mutirão, seis salas do bloco cirúrgico do HNL serão destinadas exclusivamente para as cirurgias, que estão previstas para começar às 7h.

Câncer de Mama – É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outras não.

Simetrização de Mama – É um procedimento cirúrgico no qual o paciente se submete a correção da mama por meio da implantação de uma prótese de silicone, deixando a mama que passou pela cirurgia mais aproximada ao máximo da mama sadia.

Números – De acordo com estudo realizado pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), a estimativa para ocorrências do câncer de mama na Paraíba, para o ano de 2018, é de 38,84% de casos para casa 100 mil mulheres. Já no Brasil, essa estimativa chega à casa dos 59.700 casos novos para cada ano do biênio 2018-2019, com um risco estimado de 56,33 casos para cada 100 mil mulheres.

O Hospital – A Fundação Napoleão Laureano, referência no tratamento de câncer no Estado da Paraíba, é uma instituição filantrópica. Situado na capital paraibana, a unidade de saúde é mantida por recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), emendas parlamentares e contribuições. Além disso, conta com o trabalho de voluntários, que ajudam com força de trabalho.

O Hospital Napoleão Laureano fica localizado à Avenida Capitão José Pessoa, 1140, Jaguaribe, João Pessoa.

MaisPB

Leia Também