João Pessoa, 06 de março de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
BIOMETRIA

99,8% do eleitorado fez recadastramento na PB

Comentários: 0
publicado em 06/03/2018 às 18h55
atualizado em 07/03/2018 às 04h57

Cerca de 99,8% do eleitorado paraibano já fez o recadastramento biométrico para as eleições deste ano. Segundo o jornal O Estado de São Paulo, a Paraíba está entre os dez estados brasileiros que já ultrapassaram os 90% de eleitores com o Título Eleitoral atualizado.

No País todo, 53% estão aptos a serem identificados pelas digitais no momento do voto. O primeiro turno das eleições ocorre no dia 7 de outubro.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vem realizando o trabalho de cadastro biométrico em várias etapas, em que os maiores colégios eleitorais, São Paulo, Minas Gerais e Rio, foram deixados por último por serem mais populosos.

A cada fase mais municípios são incluídos na lista de recadastramento obrigatório. Em São Paulo, 13% das cidades estão neste grupo. Já com os eleitores do exterior, o trabalho de recadastramento biométrico está apenas começando: só 2,3% deles já estão com o registro biométrico em dia.

Todo ano o TSE cruza dados de registros de óbitos nos cartórios para tirar da lista aqueles que já morreram. Como esse trâmite pode ter falhas, agora, com a biometria, não só os títulos em duplicidade são eliminados como, também, elimina-se a possibilidade de uma pessoa votar utilizando o título de quem já morreu.

MaisPB com Estadão 

Leia Também