João Pessoa, 27 de fevereiro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Falsificação

Passaporte brasileiro era usado por Kim Jong-un

Comentários: 0
publicado em 27/02/2018 às 15h25
Cópia de passaporte brasileiro emitido para o líder norte-coreano Kim Jong-un (Foto: Handout via Reuters)

A agência de notícias Reuters divulga nesta terça-feira (27) a imagem de uma cópia de um passaporte brasileiro que foi emitido para o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un.

Fontes de segurança da Europa disseram à agência que Kim Jong-un e seu pai, Kim Jong-il, usaram passaportes brasileiros, obtidos de maneira fraudulenta, para pedir vistos para países do Ocidente na década de 1990.

A imagem mostra que o passaporte foi emitido em fevereiro de 1996 e era válido por 10 anos. A repartição expedidora é a embaixada do Brasil em Praga.

O documento com a foto de Kim Jong-un foi emitido com o nome de Josef Pwag, com nascimento em São Paulo em 1º de fevereiro de 1983.

Não se sabe a real data de nascimento de Jong-un, mas estima-se que nesse ano ele tivesse entre 12 e 14 anos.

O passaporte com a foto de Kim Jong-il foi emitdo em nome de Ijong Tchoi, com nascimento em 4 de abril de 1940. Jong-il, que morreu em 2011, nasceu em 1941.

A embaixada da Coreia do Norte no Brasil negou comentar o caso. O Ministério de Relações Exteriores do Brasil disse à agência que está investigando. Não está claro se os vistos foram emitidos.

“Eles usaram passaportes brasileiros, que claramente mostram fotos de Kim Jong-un e Kim Jong-il, para tentar obter vistos de embaixadas estrangeiras”, disse à Reuters uma fonte de segurança do Ocidente em condição de anonimato. “Isso mostra o desejo de viajar e aponta para as tentativas da família de construir uma possível rota de fuga”, acrescenta.

Outras quatro fontes confirmaram que dois passaportes brasileiros com as fotos de Jong-un e Jong-il foram usados para tirar vistos. E disseram que os passaportes podem ter sido usados para viajar ao Brasil, Japão e Hong Kong.

O jornal japonês “Yomiuri Shimbun” reportou em 2011 que Kim Jong-un visitou a Disneylândia em Tóquio em 1991 usando um passaporte brasileiro. Isso teria acontecido antes da emissão do passaporte que aparece na imagem divulgada nesta terça.

G1

Leia Também