João Pessoa, 16 de fevereiro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
GRAMAME

Ibama ameaça multa por acidente em rio

Comentários: 0
publicado em 16/02/2018 às 13h36
atualizado em 16/02/2018 às 14h32

O chefe da Diretoria Técnica do Ibama, Jeandro Guerreiro, afirmou que a Cagepa pode ser multada em até R$ 50 milhões pelo acidente que resultou no vazamento de soda cáustica no Rio Gramame. No entanto, o diretor de operação e manutenção da Cagepa, José Mota Victor, afirmou que houve uma explosão em um tanque que armazena o hidróxido de sódio, que ficou acumulado no muro de contenção.

O derrame, segundo ele, ocorreu há cerca de 1,5 km do local onde é captada a água para tratamento e distribuição para Grande João Pessoa. Ele assegurou que a água pode ser consumida pela população e que ingressará com ação contra a empresa produtora do tanque, que tinha apenas três anos.

O Ibama coletou material no rio na manhã desta sexta-feira (16) para realizar trabalho de perícia determinado pelo Ministério Público Federal, que investiga o caso. A Polícia Federal também deve realizar uma perícia.

Ao Rádio Verdade, da Arapuan FM, Jeandro Guerreiro afirmou que a multa a ser aplicada na Cagepa será calculada com base na extensão dos danos ambientais e não deve atingir o limite máximo de R$ 50 milhões, valor aplicado no caso do rompimento de barragem no município de Mariana, em Minas Gerais.

A Cagepa ainda avalia o volume do material que foi derramado no rio e concluiu ontem um trabalho para neutralizar a presença do produto no rio, através do uso do ácido clorídrico.

MaisPB

Leia Também