João Pessoa, 15 de fevereiro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
prevenção

Chuva: Cartaxo se reúne com Defesa Civil

Comentários: 0
publicado em 15/02/2018 às 21h34
atualizado em 16/02/2018 às 06h30
Foto: Bruno Lira/MaisPB

O prefeito Luciano Cartaxo reuniu na tarde desta quinta-feira a Defesa Civil Municipal, secretários de diversas pastas e dirigentes de outros órgãos da gestão da Capital para avaliar a situação de comunidades, pontos de alagamentos e limpeza de rios, córregos e galerias diante do início das chuvas.

A determinação do prefeito foi no sentido de intensificação dos serviços do Programa João Pessoa em Ação, que tem por objetivo cuidar da limpeza e serviços gerais de prevenção para evitar inundações e alagamentos. Os serviços são permanentes, mas a ordem é de intensificação das ações.

A orientação do prefeito Luciano Cartaxo é para que a Defesa Civil e Secretarias ligadas e obras e serviços públicos priorizem a verificação da situação das comunidades que possam sofrer algum risco com as chuvas e, paralelamente, programem ações de limpeza de galerias, canais e córregos da cidade.

O Chefe da Defesa Civil, Noé Estrela, que vai coordenar uma força-tarefa para desenvolver novas ações preventivas, informou que as previsões apontam a tendência de que o período chuvoso se inicie mais cedo. Ele informou ainda que, apesar do registro de 84 milímetros de chuvas no curto período de 48 horas, a cidade suportou o impacto muito bem, e sem problemas.

O secretário de Infraestrutura, Cássio Andrade, montou cinco equipes para agilizar a limpeza e a realização de pequenas obras onde antigamente costumava haver alagamentos.

Segundo ele, os problemas foram reduzidos nos últimos anos, mas a gestão municipal mantém ações de prevenção e proativas nestes pontos.

A Emlur também organizará equipes específicas para fazer a limpeza de galerias e a desobstrução de sarjetas para evitar alagamentos extraordinários.

Além de também cuidar da limpeza de galerias, a Secretária de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), juntamente com a Secretária do Meio Ambiente, vai desenvolver ações especiais de análise de árvores com doenças ou risco de cair.

 A Semob também fará a verificação da situação de árvores nos corredores de ônibus e de tráfego mais intenso.

Problemas resolvidos – A gestão do prefeito Luciano Cartaxo já resolveu alguns problemas crônicos de alagamentos e inundações na Capital, destacando-se as obras na comunidade do Timbó, Lagoa, Beira-Rio, Tancredo Neves, Avenida Sérgio Guerra (Bancários) e trecho da José Américo, entre outros.

O secretário Cássio Andrade informou, na reunião, que estão avançadas as obras de macrodrenagem de parte do Centro Histórico, que vão resolver o problema de alagamento nas proximidades da CBTU.

Reunião  – Participaram da reunião convocada pelo prefeito Luciano Cartaxo os titulares da Defesa Civil e das Secretarias de Infraestrutura, Desenvolvimento Urbano, Segurança e Defesa Social, Desenvolvimento Social, Chefia de Gabinete, Emlur e Semob.

MaisPB

Leia Também