João Pessoa, 01 de fevereiro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Espetáculo

Grupo Nóis de Teatro apresenta espetáculo em João Pessoa

Comentários: 0
publicado em 01/02/2018 às 15h28
atualizado em 01/02/2018 às 12h39

O Grupo Nóis de Teatro, faz a circulação do seu espetáculo, “Todo Camburão Tem Um Pouco de Navio Negreiro”, por quatro cidades do Nordeste brasileiro. cidades são: Natal- RN; João Pessoa- PB; Teresina- PI e São Luís-MA. Serão quatro apresentações em cada cidade, três na região central e uma na periferia.

Com patrocínio da Petrobras Distribuidora e realização do Governo Federal e Ministério da Cultura, o projeto Circuito Camburão: Nóis de Teatro 15 anos leva o espetáculo, que tem três anos de existência, para novos territórios do Brasil.

O Grupo, atuante na periferia de Fortaleza há 15 anos, chegou em  João Pessoa para se apresentar na Praça do Coqueiral, Ponto de Cem Reis, Feirinha de Tambaú e na Praça da Paz. Todas as sessões são gratuitas e contam com tradução em libras, além de visita tátil à cenografia.

O espetáculo “Todo Camburão Tem Um Pouco de Navio Negreiro”, que tem a direção de Murillo Ramos e foi vencedor do Prêmio Funarte de Arte Negra, conta a história de Natanael, uma espécie de anti-herói que nasceu na periferia. Dividido em três atos, narra a saga de um negro que vive  num sistema de opressão e violência e resolve entrar pra polícia militar. É uma espécie de “tragédia afro”, com elementos alegóricos e representativos do universo do movimento negro no Brasil.

Nesta quinta-feira (01), às 19h, o espetáculo acontecerá na Feirinha de Tambaú , em João Pessoa . Nesta sexta-feira (2), no mesmo horário será a vez da Praça da Paz, nos Bancários, receber a peça.

Além da apresentação do espetáculo, o Nóis de Teatro oferece a oficina “Dramaturgias da cidade”. A vivência está dividida em etapas de 4h/ cada onde, antes do espetáculo, os participantes terão contato com os mecanismos estéticos da produção do Nóis de Teatro e, após ver o espetáculo, participarão da conclusão desse processo tendo como referencial a obra vista no espaço público. A ideia é mobilizar grupos de teatro da região, contribuindo para a articulação do intercâmbio e troca de experiências com artistas da cidade, estratégia que acreditamos ser fundamental para o fortalecimento do teatro de grupo nordestino.

O Nóis de Teatro atua desde 2002. Nesses 15 anos, o grupo resiste em sua comunidade desenvolvendo projetos culturais no Território de Paz do Grande Bom Jardim, tornando-se uma das referências nacionais de trabalho artístico desenvolvido em periferia.

MaisPB

Leia Também