João Pessoa, 30 de janeiro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Transporte público

Empresas investem R$ 12 milhões em 33 ônibus

Comentários: 0
publicado em 30/01/2018 às 17h10
atualizado em 30/01/2018 às 14h14

As empresas dos Consórcios de Transporte Público Unitrans e Navegantes, entregaram hoje (30), 33 novos ônibus que integrarão o sistema de transporte da capital paraibana. O Sintur-JP, entidade que congrega e representa as empresas, colocou os novos veículos à disposição para circulação imediata substituindo carros mais antigos, de 2008. O investimento foi de aproximadamente 12 milhões de reais.

A liberação ocorreu em uma cerimônia que contou com a presença do prefeito Luciano Cartaxo. Ainda neste ano, o sindicato tem a responsabilidade de trocar outros 25 ônibus. Os veículos novos possuem câmeras com o intuito de reduzir a criminalidade e oferecer mais segurança para a população.

Os novos ônibus vão atender principalmente aos usuários de transporte público da zona sul, em resposta a uma demanda da população da região que utiliza as linhas com deslocamentos mais longos. Segundo a Semob, todos os veículos das linhas 1500 e 5100, que circulam nos principais corredores da cidade, serão substituídos. E, por conta da volta às aulas, as linhas 104 e 1001 acabaram de ser reforçadas.

O prefeito Luciano Cartaxo pontuou que esta foi a maior entrega de ônibus que já aconteceu na cidade. Atualmente a frota operante em João Pessoa é uma das mais jovens do país e 50% de todos os ônibus em operação foram colocados em circulação nos últimos três anos.

De acordo com o diretor institucional do Sintur-JP, Isaac Júnior Moreira, os 33 ônibus apresentam ainda outros diferenciais como leitura em braile nos botões de solicitação de parada; corrimões táteis (não lisos) para facilitar o acesso e utilização de pessoas com problemas de mobilidade; além de um recurso tecnológico que faz com que os ônibus sejam automaticamente desligados se passarem mais de  três minutos parados, o que proporciona economia de combustível e colabora com o meio ambiente.

MaisPB

Leia Também