João Pessoa, 29 de janeiro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
política

Presidente da Finlândia é reeleito no 1º turno

Comentários: 0
publicado em 29/01/2018 às 10h44
(Foto: reprodução)

O atual presidente da Finlândia, Sauli Niinistö, assegurou sua reeleição em 1º turno como chefe do país com 62,7% dos votos. As cédulas foram contadas em todas as assembleias de voto, informou o Ministério finlandês da Justiça em um comunicado neste domingo (28).

“Sauli Niinistö ganhou 62,7% dos votos, outros candidatos ficaram com menos de 15%”, afirmou o comunicado.

“É ótimo ser um presidente de um país excelente. Nosso país é maravilhoso e garantiremos que permaneça assim. Ouviremos opiniões diferentes. Essa é a nossa força… Somos um país estável, o que significa muito”, disse Niinistö enquanto dirigia a seus eleitores.

Henna Virkkunen, representante finlandesa no parlamento europeu, comemorou o resultado no Twitter. O resultado oficial da eleição presidencial será anunciado pelo Ministério da Justiça na terça-feira (30).

Sauli Niinistö se candidatou à presidência como parte de um movimento independente de cidadãos, e para tal teve que coletou 150 mil assinaturas de apoio, muito além das 20 mil necessárias. Um dos motivos do presidente finlandês não se candidatar pelo partido conservador NCP, teria sido o apoio do partido à adesão do país à OTAN, segundo informa o site finland.fi.

Em 2017, exercícios militares conjuntos do país com a OTAN geraram rumores de que a Finlândia poderia passar a integrar a organização. Uma pesquisa realizada em novembro do mesmo ano, mostrou que a maioria da população é contra essa possibilidade. Finlândia e Suécia são os únicos países da Europa Setentrional que não são parte da OTAN.

Notícias ao Minuto

Leia Também