João Pessoa, 17 de janeiro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Mesmo time

Coreias desfilarão juntas nos Jogos de Inverno

Comentários: 0
publicado em 17/01/2018 às 16h02
(Foto: Dong-A Ilbo/AFP)

A Coreia do Sul e a Coreia do Norte concordaram em formar sua primeira equipe olímpica unificada e em desfilar juntas na cerimônia de abertura dos Jogos de Inverno no mês que vem, afirmou a agência sul-coreana Yonhap nesta quarta-feira (17). O time conjunto será de hóquei feminino.

O anúncio foi feito em um comunicado de ambos os países divulgado pelo Ministério da Unificação coreana, baseado em Seul, após uma reunião realizada em Panmunjom, cidade na fronteira onde foi assinado o cessar-fogo, na zona desmilitarizada (DMZ) que divide a península.

Na abertura dos Jogos, que serão realizados no condado sul-coreano de Pyeongchang, o desfile dos dois países será com uma bandeira unificada da península.

Na mesma reunião, a Coreia do Norte propôs enviar uma delegação com 550 membros, incluindo 140 artistas, 30 lutadores de Taekwondo e 230 animadoras de torcida. A equipe deve chegar à Coreia do Sul no dia 25 de janeiro, segundo o comunicado.

As famosas “brigadas de animadoras” norte-coreanas estiveram presentes em outros eventos esportivos realizados em território sul-coreano, como os Jogos Asiáticos de Busan em 2002 e o Campeonato de Atletismo da Ásia em Incheon em 2005.

A reunião desta quarta foi a segunda em alto nível entre as duas Coreias em pouco mais de uma semana, depois que em 9 de janeiro ambos os países tiveram seu primeiro encontro deste tipo em dois anos e estabeleceram a convocação de futuras reuniões militares para evitar novos atritos e o envio de uma delegação norte-coreana a Pyeongchang.

Detalhes da viagem

O regime norte-coreano propôs ainda que a delegação que enviará aos Jogos viaje por terra e atravesse a passagem situada na faixa ocidental da fronteira empregada para o funcionamento do polígono intercoreano de Kaesong, enclausurado desde 2016, explicou o Ministério de Unificação sul-coreano.

Ainda que sejam necessárias conversas militares para estabelecer o protocolo de segurança em torno da delegação norte-coreana, a viagem por terra parece mais simples que por mar, já que permitir um barco norte-coreano atracar na costa sul-coreana pode violar as sanções que Seul impõe sobre Pyongyang por seu programa de armas.

Durante as conversas desta quarta, as duas partes discutiram também a possibilidade de realizar atos culturais conjuntos no Monte Kumgang e também na estação de esqui de Masikryong, ambos localizados em território norte-coreano.

Resta determinar o alojamento para a delegação norte-coreana e como será custeada a hospedagem e a viagem de modo que a Coreia do Sul não vulnere as sanções.

Na sessão matinal da reunião, o Norte notificou ainda que enviará uma delegação aos Jogos Paralímpicos de Pyeongchang, que acontecerão entre 9 e 18 de março.

Além disso, ambas partes concordaram que a participação de atletas norte-coreanos em competições oficiais de Pyeongchang será determinada conjuntamente com o Comitê Olímpico Internacional (COI) e o Comitê Paralímpico Internacional (CPI), com o que a Coreia do Norte poderia estrear em Jogos Paralímpicos invernais.

G1

Leia Também