João Pessoa, 13 de janeiro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
IMPASSE

Irã recusa qualquer mudança no acordo nuclear

Comentários: 0
publicado em 13/01/2018 às 08h53
O presidente dos EUA Donald Trump. (Foto: Carlos Barria/Reuters)

O Irã reafirmou neste sábado(13) sua recusa a qualquer modificação do acordo nuclear assinado com o clube 5+1, em reação ao ultimato do presidente americano Donald Trump, que exigiu um endurecimento das condições do pacto.

A República Islâmica do Irã não tomará nenhuma medida além de seus compromissos dentro do acordo nuclear, não aceitará nenhuma modificação deste acordo, nem hoje, nem no futuro, e não permitirá vincular o acordo nuclear ou outras questões”, indicou em um comunicado o ministério das Relações Exteriores.

O texto insiste que Teerã rejeita renegociar este tratado.

O chefe da diplomacia iraniana, Mohamad Javad Zarif, acusou na véspera o presidente Trump de realizar uma tentativa desesperada para sabotar o acordo nuclear alcançado em julho de 2015 entre o Irã e o 5+1 (China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia, mais a Alemanha).

O comunicado iraniano acusa Trump de “continuar com suas ações hostis contra o povo iranaino como tem feito há um ano”.

E acusa Washington de violar de maneira explícita três seções do acordo, incluindo o parágrafo 26 que pede aos Estados Unidos que ajam “de boa fé para apoiar o JCPOA”, a sigla do pacto em inglês de Joint Comprehensive Plan of Action, e permitir que o Irã possa beneficiar-se da suspensão das sanções.

O comunicado denuncia a política hostil do poder americano e critica novas sanções dirigidas contra cidadãos iranianos e estrangeiros.

Adverte que o Irã responderá com uma ação séria à decisão “hostil e ilegal do regime de Trump de acrescentar o nome do aiatolá Sadegh Amoli Larijani, chefe da autoridade judicial da República Islâmica, à lista de novas sanções americanas”.

Nos próximos 120 dias, quando deverá renovar novamente a retirada das sanções, o presidente tentará “trabalhar com nossos sócios europeus em um acordo” que possa endurecer as condições do acordo, declarou à imprensa um funcionário de alto escalão do governo.

“Em seu pronunciamento, o presidente vai deixar claro que é a última vez que ele vai fazer esse adiamento”, disse o oficial da Casa Branca.

O funcionário indicou que Trump agora quer trabalhar com os aliados europeus dos Estados Unidos – que pediram para ele se manter no acordo – para desenvolver um novo tratado que substitua o atual.

Teerã não se envolveria nessas discussões, como aconteceu no acordo de 2015, mas seria alvo de sanções americanas e europeias, se não cumprisse os termos do novo arranjo.

Ele seria voltado para o programa de mísseis do Irã, e não apenas para a indústria nuclear, exigindo inspeções da ONU no país.

“Se o presidente conseguir um acordo que alcance seu objetivo, vai tirar do Irã qualquer caminho para armas nucleares para sempre, não por dez anos. Ele estaria aberto a ficar em um acordo modificado assim”, disse o funcionário.

Na sexta, Trump pediu aos países europeus que ajudem a superar as “falhas desastrosas” do acordo nuclear internacional com o Irã. Ele ameaçou se retirar do pacto, se essa demanda não for atendida.

“Ainda não retirei os Estados Unidos do acordo nuclear com o Irã”, apontou o presidente, em um comunicado.

“Em troca, delineei alguns caminhos: ou se corrigem essas falhas desastrosas, ou os Estados Unidos vão se retirar”, prometeu.

Entre suas exigências, Trump insiste em que o Irã aceite as visitas de inspetores internacionais a suas instalações nucleares, e que o Congresso estabeleça por lei que o programa nuclear iraniano não pode ser dissociado de seu programa de mísseis.

Trump insiste em que o governo de seu antecessor, Barack Obama, fez concessões excessivas ao cancelar sanções sobre o Irã sem que o país suspendesse seu programa de mísseis e o apoio a grupos armados na região.

A União Europeia, que supervisiona o cumprimento do acordo, disse que manterá consultas internas e destacou que está “comprometida em manter a completa e efetiva implementação” do tratado.

G1

Leia Também