João Pessoa, 27 de dezembro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
2017

Agricultura vendeu seis toneladas de alimentos

Comentários: 0
publicado em 27/12/2017 às 16h51
atualizado em 27/12/2017 às 15h40

A Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf) superou as vendas este ano e alcançou a marca de seis toneladas de alimentos comercializados. Com pouco mais de dois anos de atividades, a Central contempla diretamente mais de 150 agricultores familiares de 28 municípios paraibanos.

Em 2017, a Cecaf tinha vendido três toneladas de produtos e, em um ano, conseguiu melhorar os resultados e dobrar a venda de mercadorias.

Em funcionamento desde julho de 2015, a Cecaf é um empreendimento multiterritorial, que tem como principal objetivo fomentar a agricultura familiar na Paraíba, proporcionando espaço de comercialização para agricultores de várias regiões do Estado.

A Central começou com 43 agricultores e feiras uma vez por semana. Atualmente, a Cecaf funciona as quintas e aos sábados e beneficia diretamente um total de 158 agricultores familiares, de 28 cidades da Paraíba.

São beneficiados trabalhadores rurais de João Pessoa, Mamanguape, Jacaraú, Fagundes, Puxinanã, Lucena, Pitimbu, Pedras de Fogo, Areia, Bananeiras, Baía da Traição, Itapororoca, Natuba, Remígio, Lagoa Seca, Pilar, Cruz do Espírito Santo, Mari, Monteiro, Conde, Alhandra, Caaporã, Rio Tinto, Itabaiana, Bayeux, Santa Rita, Cabedelo e São Miguel de Taipu.

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) fornece gratuitamente um espaço com auxiliares de limpeza regularmente, auxiliares administrativos e coordenação, além de cursos periódicos de capacitação para trabalhos manuais e incentivo à produção orgânica.

“A Cecaf hoje é um grande polo da agricultura familiar no Estado e uma das nossas prioridades é potencializar ainda mais as vendas no local e, observando os últimos resultados, percebemos que estamos no caminho certo”, destaca Vaulene Rodrigues, secretária adjunta de Desenvolvimento Urbano do município.

Capacitação 

Atualmente 30% da produção da Cecaf é agroecológica. “Temos feito um trabalho de conscientização e capacitação com os agricultores da Central, de maneira periódica, com oficinas e palestras sobre o uso consciente de agrotóxicos e como plantar sem essas substâncias”, explica Rogeany Gonçalves, coordenadora da Cecaf.

Funcionamento

A Cecaf é administrada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e funciona toda quinta e sábado, das 5h às 12h. Está localizada na Avenida Hilton Souto Maior, 1.112, no bairro José Américo.

No espaço, é possível encontrar produtos como raízes, hortaliças e legumes a preços mais acessíveis. O local ainda conta com lanchonetes especializadas em comidas regionais e também com boxes voltados para comercialização de peixes e frutos do mar.

MaisPB

Leia Também