João Pessoa, 27 de dezembro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
RELATÓRIO

STTP aponta queda de 10% em acidentes de trânsito

Comentários: 0
publicado em 27/12/2017 às 15h56

A cidade de Campina Grande apresentou uma redução de 10% nos índices de acidentes de trânsito. Este é o resultado de um relatório final dos dados do ano de 2017, cujos dados serão apresentados em coletiva à imprensa, as 10hs da manha desta quinta-feira (28), na sede da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP).

Nessa terça-feira (26) a equipe técnica, gerentes e demais chefias estiveram reunidos para apresentação setorial dos relatórios de resultados referente as ações desenvolvidas neste ano.De acordo com a Superintendência isto é fruto das ações de sinalização, lombadas eletrônicas e redutores de velocidade (lombadas físicas) implementados.

Além destes, foram citadas as campanhas de educação de trânsito e a criação do projeto Mais Vida, onde os agentes de trânsito foram posicionados nos locais onde ocorriam acidentes.

De acordo com o dirigente do órgão, Félix Araújo Neto, o ano de 2017 foi de muitas de dificuldades, mas também de muitas conquistas e superações.

“Durante nossa reunião anual de avaliação, planejamento e de resultados, podemos constatar o quanto foi gratificante o trabalho da nossa equipe, que valorizou, e se empenhou o máximo cada dia de trabalho para obtivéssemos este grande volume de ações executadas.”, afirmou Félix.

Ele comentou ainda que os resultados alcançados, também é fruto do apoio do prefeito Romero Rodrigues, que esteve presente nas principais decisões de planejamento e de execução dos projetos da STTP.

Sinalização Viária

Do ponto de vista da sinalização horizontal a STTP fecha o ano com 11.000 m², com serviços de pinturas de faixas de rolamento, linhas de eixo, bordo, faixa continua, além da recuperação de mais de 100 faixas de pedestres.

Ainda nas melhorias viárias houve a implantação de tachões e tachinhas, pinturas de guias rebaixadas e esquinas, além da abertura e alargamento de canteiros. Já na sinalização vertical foram implantadas mais de 600 placas de regulamentação ou de  advertência.

Operação de Trânsito

As equipes de agentes de trânsito da STTP trabalharam na fiscalização e monitoramento de trânsito da cidade, com mais de 2800 escalas extras, 508 a mais que no ano de 2016. Estiveram presentes em eventos como Carnaval, São João,procissões, cavalgadas, caminhadas, desfiles, visitas de autoridades, provas de ciclismos, e em 29 corridas de rua. Foram mais de 380 eventos com apoio operacional, e 414 apoios logísticos de sinalização auxiliar.

Mais Vida

Com cinco meses de atividades de fiscalização, o projeto denominado de “Operação MAIS VIDA”, está sendo realizado nas áreas com maior número de acidentes de trânsito de Campina Grande, contabilizados pelo setor de Estatística da STTP. E

m média, 60 agentes de trânsito estão envolvidos na execução do programa de segurança viária, que já contabiliza 708 operações, com 574 plantões, e já resultando na conquista de uma redução de 10% nos dados de acidentes de transito em 2017.

O projeto está contribuindo para a diminuição no número de vítimas com invalidez temporária ou permanente, causadas pelos danos sofridos nos acidentes, a diminuição no número de leitos hospitalares ocupados por estas vítimas e a melhoria na segurança e fluxo das vias, contribuindo com a Mobilidade Urbana.

Transportes

No setor de transporte público foi executado a operação de abrigos e piquetes, onde  foram implantados mais de 50 piquetes e 90 novos abrigos, em diversos bairros, na área central da cidade, e até nos distritos de São José da Mata, Catolé de Boa Vista e Galante.

A STTP conta hoje com o mapeamento desses equipamentos através do sistema de georreferenciamento, no Google Maps, o que possibilita aos usuários de transporte coletivo poderem localizar com precisão se em determinado trecho existe ponto de ônibus, com cobertura de proteção do sol e da chuva.

O Terminal de Integração vem passando por reforma, numa recuperação de estrutura física que conta com o apoio da Secretaria de Serviços Urbanos. A prefeitura realizou a revitalização e pintura de todas as grades de proteção; desobstrução das galerias; lavagem de todo o pavimento; renovação da placa do portal de entrada; limpeza interna e a troca de pias e vasos sanitários dos banheiros; recuperação do canteiro central; troca de lâmpadas incandescentes por lâmpadas de Led em toda a área, inclusive com implantação de refletores na área externa, garantindo visibilidade e segurança para todos.

Ainda consta no cronograma de melhorias no Terminal, a implantação de câmeras de vigilância integradas ao CIOP, além do reforço operacional e de segurança com as presenças da Guarda Municipal e da Policia Militar.

Gratuidade

O sistema de informativo do setor de gratuidade, aponta no seu relatório anual um atendimento de mais de seis mil beneficiários, para os mais diversos assuntos como segunda via de carteira; perícia médica; cadastramento; e biometria.

Tecnologia de ponta

Campina Grande já conta com 100% de semáforos com luzes de Led. A prefeitura realizou a troca das lâmpadas dos semáforos da cidade por módulos de LED, que foram implantados em faróis de 94 cruzamentos da cidade.

A cidade ocupa hoje o posto da 7º cidade do país a ter os dados de transporte público por GPS no Google trânsito, permitindo assim que o usuário faça o monitoramento de sua viagem de transporte coletivo.

O Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) e o talonário eletrônico – RADAR, ambos, como solução integrada para a gestão dos processos administrativos decorrentes de infrações de trânsito.

A STTP também passou a ser a primeira autarquia de transito do Nordeste a dar início ao recebimento do pagamento de multas de trânsito através de cartão de crédito, inclusive com parcelamento.

O beneficio ainda vale também para quem aderir ao aplicativo SNE, que dá desconto de 40% pra pagamento também terá o benefício.

Ainda no transporte público, a STTP implantou a tecnologia da biometria facial. O novo sistema de identificação de gratuidade garante o uso adequado do benefício objetivando a redução de fraudes. 25 ônibus pertencentes a frota do  Consórcio Santa Verônica já estão utilizando a biometria facial, dispensando a necessidade da digital dos usuários.

Gestão de Filas

47 mil pessoas procuraram atendimentos presencial na STTP para tratar de inúmeros assuntos nos setores de multas, cadastro, fiscalização, gratuidade, dentre outros. Os dos foram detectados pelo sistema digital de chamadas e gestão de filas, implantado na recepção da STTP pela Divisão de Controle Operacional.

Parcerias

Para possibilitar todas essas conquistas e ações a Prefeitura, por meio da STTP, tem estabelecido parcerias com outras entidades e órgãos públicos nos mais diversos setores, a exemplo da UFCG onde foi formaliza um convênio que possibilita a análise do material aplicado na sinalização de trânsito da cidade.

Com essa parceria, que envolve o departamento de Engenharia de Minas, a STTP está obtendo o controle de qualidade da tinta à base de resina acrílica, ou emulsionada com água, para demarcação viária, e utilizada por exemplo na pintura de faixa de pedestre, linhas de bordo, eixo, etc.  Também está possibilitando apresentar os resultados da qualidade de produção de tachas e tachões retrorrefletivas; microesferas de vidro retrorrefletivas, e sobre a resistência do material utilizado na produção de gelo baiano e de piquete (pontos de ônibus).

Além das ações conjuntas com o Google Brasil, também existem parcerias com a PRF, Cptran, CIOP da Policia Militar, e Policia Civil, onde tem sido realizado várias trabalhos de monitoramento ou de fiscalização de trânsito, possibilitado ações de operação e de segurança viária, além de participações nas campanhas educativas.

Campanhas

Importante projeto de educação de trânsito executado pela STTP, foi a 4ª Olimpíada de Trânsito, que este ano contemplou dezesseis escolas, sendo oito particulares e oito municipais, contando com a participação direta de 640 alunos competindo, e de 2400 com ações indiretas.

Durante o ano, ainda foram realizadas mais de 45 palestras em escolas, empresas, órgãos públicos, empresas, etc, atingido um público estimado em mais de 4300 pessoas.

MaisPB

Leia Também