João Pessoa, 21 de dezembro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
RESOLUÇÃO

PT fecha candidatura de Luiz Couto ao Senado

Comentários: 0
publicado em 21/12/2017 às 00h16
atualizado em 21/12/2017 às 05h24
Reunião da Executiva Estadual do PT, em João Pessoa

A Executiva Estadual do PT emitiu, na noite desta quarta-feira (20), uma resolução na qual estabelece as diretrizes políticas para 2018 e ratifica definitivamente a pré-candidatura do deputado federal Luiz Couto ao Senado.

A resolução foi firmada após a reunião da Executiva do PT/PB, na noite desta quarta. Na opinião de Jackson Macedo, presidente do partido na Paraíba, o documento vem em momento importante, após a unificação de tendências internas que se encontravam divididas, mas que agora se alinham na mesma agenda para o próximo ano.

Na reunião, foi pontuada como prioritária a solidariedade ao presidente Lula, que será julgado por acusações das quais não há provas, no dia 24 de janeiro no TRF-4, em Porto Alegre. A partir de janeiro, todos os diretórios estaduais do PT no país farão as inaugurações dos comitês em defesa da democracia e da candidatura do presidente Lula. Na Paraíba, o lançamento do comitê estadual será no dia 13 de janeiro, em João Pessoa. No dia 24 do próximo mês, caravanas de todo o país também estarão em Porto Alegre para prestar solidariedade a Lula. “A Paraíba vai participar desse evento e também organizar atividades na capital e em outros municípios do Estado. Já começamos a pensar sobre isso e definimos uma comissão de organização desse evento”, comunicou Jackson Macedo.

O texto da resolução aprovada lembra que o povo brasileiro já demostrou que está ao lado do Presidente Lula e que impedir sua candidatura é a prova cabal do julgamento político que o partido vem sofrendo do Judiciário. “Lula deve ser candidato porque nele está depositada a esperança de milhões de brasileiros e brasileiras por um novo tempo em nosso país”, diz o texto. “Lula é o plano A, B e C do PT para 2018. É o nome dele que simboliza um projeto de desenvolvimento nacional e de inclusão dos mais pobres. Qualquer discussão em torno das eleições de 2018 nos Estados passa pela questão nacional e por como se posicionam as forças políticas locais [em relação ao governo] Temer e sua agenda. É hora de se ter posições claras”, observa outro trecho.

Em relação à conjuntura eleitoral de 2018, o presidente do PT/PB ressalta o protagonismo do partido político no Estado e reafirma o alinhamento com outras forças do campo progressista. “O PT faz parte de um bloco progressista na Paraíba e vai permanecer nele. Logicamente se não houver mudança de conjuntura em 2018, o PT compõe uma chapa progressista com o PSB e outros partidos”, comentou o presidente do PT/PB, Jackson Macedo.

O partido também apresentou o nome do deputado federal Luiz Couto para uma das vagas ao Senado. “O PT quer apresentar essa alternativa ao campo progressista paraibano porque definitivamente precisamos eleger um senador de esquerda na Paraíba. E logicamente trabalhar com a chapa proporcional, eleger Lula, um senador do PT, aumentar nossa bancada na Assembleia Legislativa e manter nossa representação no Congresso Nacional”, pontuou Jackson.

A resolução aprovada na reunião da Executiva é pautada em análises da conjuntura nacional e estadual, situando o partido nesse contexto. O documento aponta que a conjuntura brasileira está passando por um momento de mudanças profundas, refletidas na perda de apoio dos golpistas e a retomada das forças do campo progressista no cenário político. Esse momento, conforme o texto, se dá em face da grave situação econômica do país, precarizando os direitos dos trabalhadores; as denúncias de corrupção envolvendo o presidente ilegítimo Michel Temer e outros líderes da direita conservadora, bem como a agenda de reformas ultraliberais.

MaisPB

Leia Também