João Pessoa, 14 de dezembro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
arrependimento

Cabral pede desculpas por ter usado caixa dois

Comentários: 0
publicado em 14/12/2017 às 16h07

ex-governador do Rio Sérgio Cabral pediu desculpas a população do estado nesta quinta-feira (14), durante audiência na Justiça Federal, no Centro do Rio. Cabral pediu desculpas especificamente por ter usado caixa 2.

“Peço desculpas à população por ter feito uso de caixa dois, e de sobra de caixa dois”. Em audiências anteriores ele já tinha admitido ter usado esse tipo de recurso, mas nunca pediu desculpas. O ex-governador nega ter pedido propina a empresas, como sustentam o MPF e delatores.

“Tive uma vida muito além dos meus dinheiros lícitos”, afirmou.

O ex-governador e seus ex-secretários Hudson Braga (Obras) e Wilson Carlos (Governo) são ouvidos nesta quinta em um processo que os acusa de desvios de R$ 47 milhões em obras como o PAC Favelas, Arco Metropolitano e Linha 4 do Metrô, em cima da delação de funcionários da Carioca Engenharia.

“Afirmo ao senhor que fiz consumo pessoal desses recursos (de caixa dois) e afirmo que fiz muito uso nas campanhas eleitorais minhas e de outros”, acrescentou o governador, enquanto interrogado pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal.

Questionado pelo juiz se teria como provar que gastou esse dinheiro em campanhas, Cabral respondeu: “Isso implicaria citar companheiros meus de todas lutas políticas que realizamos ao longo dessa jornada”.

Cabral voltou a negar que tenha tratado de propina com Julio Lopes, ex-secretário de transportes, e hoje deputado federal. Também negou a cobrança da chamada “taxa de oxigênio”, que seria 1% do valor de obras e classificou as planilhas de Luiz Carlos Bezerra, seu operador, que indicavam apelidos e distribuição de propinas, como “planilhas de bêbado”.

O juiz questionou se não seria “coincidência terrível” Cabral ser citado por tantas pessoas no processo como beneficiário de propina. “Não é coincidência não. Todos que apontaram o dedo para mim tiveram benefício”

“Só tem um caminho, apontar o dedo para (Sérgio) Cabral. Cadê as provas?”, questionou.

No fim do discurso, mais uma vez Cabral e Bretas brincaram sobre o Flamengo. Cabral disse o juiz que “torceu à beça” pelo Flamengo para que o Vasco fosse para a Libertadores direto. “Não consigo acreditar nesta informação”, respondeu o juiz. “Mentir aqui é um problema”, completou.

G1

Leia Também