João Pessoa, 13 de dezembro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
encontrado

FAB encontra aeronave que estava desaparecida em MT

Comentários: 0
publicado em 13/12/2017 às 09h06
atualizado em 13/12/2017 às 06h07

A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou na manhã desta quarta-feira (13) que os vestígios encontrados na tarde de ontem são do avião que desapareceu em Mato Grosso (MT) no último sábado, entre os municípios de Juruena e Juara, respectivamente a 893 km e 690 km de Cuiabá (MT).

A aeronave de pequeno porte transportava o piloto Leandro Ferreira Pascoal, de 28 anos, a mulher dele, Francieli Reseto Pascoal, e o filho do casal, Felipe Pascoal, de 1 ano e 7 meses. Não há informações sobre os tripulantes estarem com vida.

A FAB informou ainda que as buscas vão continuar ao longo do dia nesta quarta-feira. A nota divulgada pelo órgão diz que as condições meteorológicas na região são desfavoráveis para a decolagem das duas aeronaves que participam das buscas. No entanto, as equipes de resgate atuam em solo no local.

Confira a íntegra da nota:

“O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica informa que por volta das 16h00 HBV de terça-feira (12/12), a Força Aérea Brasileira (FAB) localizou vestígios que poderiam ser da aeronave de prefixo PU-MMT, acidentada no estado do Mato Grosso no último sábado (09/12).

Tendo em vista que tais vestígios estavam em uma região de mata muito fechada, a solução adotada foi a de se buscar uma área mais descampada na qual foram lançados paraquedistas da FAB, especialistas em resgate. Esses militares saltaram do avião que realizava a busca, no caso um SC-105 Amazonas do 2º/10ºGAV “Esquadrão Pelicano”.

Entretanto, as condições meteorológicas no momento, as características da mata extremamente fechada e o pôr-do-sol impediram que os militares chegassem até o local.

Paralelamente ao lançamento dos paraquedistas, a Força Aérea Brasileira acionou um helicóptero H-1H, também pertencente ao Esquadrão Pelicano, o qual decolou imediatamente de Alta Floresta (MT), local onde encontrava-se em alerta exclusivo para apoiar a operação.

Ao sobrevoar o local, já no final do dia e a baixa altitude, a tripulação do helicóptero conseguiu confirmar que os vestígios eram efetivamente destroços da aeronave de prefixo PU-MMT.

As condições meteorológicas na região são desfavoráveis nesta manhã de quarta-feira (13/12), prejudicando as decolagens das aeronaves, no entanto, as equipes de resgate da FAB procedem as buscas em solo.”

Extra

Leia Também