João Pessoa, 23 de novembro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
em queimadas

Cerest realiza fórum contra trabalho infantil

Comentários: 0
publicado em 23/11/2017 às 09h18
atualizado em 23/11/2017 às 06h19

O I Fórum Municipal Contra o Trabalho Infantil: Desafios no Enfrentamento, foi realizado na quarta-feira (22), na cidade de Queimadas.

O evento aconteceu por uma parceria do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Campina Grande (CEREST-CG) e as Secretarias de Desenvolvimento Social, Educação e Saúde da Prefeitura de Queimadas; Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Paraíba (SRTE).

O evento foi aberto oficialmente com a palestra da procuradora  Marcela de Almeida, que explanou sobre ‘A Importância da Atuação Integrada dos Órgãos de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente no Combate ao Trabalho Infantil’.

Vários outros temas voltados à situação do trabalho infantil foram abordados no Fórum. O auditor fiscal Clóvis da Silveira Costa abordou o tema: ‘Prejuízos do Trabalho Precoce para a Saúde de Crianças e Adolescentes’, destacando os efeitos negativos para as crianças e, por conseguinte, na fase adulta.

Clóvis falou das condições precárias, equipamentos obsoletos e principalmente  das jornadas excessivas impostas às crianças e aos adolescentes, muitos deles vivendo em extrema situação de vulnerabilidade e de risco social.

Durante sua explanação, a coordenadora do CEREST-CG, Anna Karla Souto Maior, chamou a atenção dos profissionais de saúde do município de Queimadas para a importância da notificação dos acidentes e outros problemas envolvendo crianças e adolescentes supostamente decorrentes de atividades laborais, sejam no ambiente urbano, doméstico ou rural.

Participaram do I Fórum Municipal Contra o Trabalho Infantil, profissionais de Saúde, da Educação e Desenvolvimento Social.

MaisPB

Leia Também