João Pessoa, 15 de novembro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
joão pessoa

Saúde já realizou 1,5 milhão de atendimentos

Comentários: 0
publicado em 15/11/2017 às 09h05
atualizado em 15/11/2017 às 12h06
UPA Cruz das Armas (Foto: Juliana Santos/Secom-JP)

A Rede Municipal de Saúde de João Pessoa já realizou 1.475.230 atendimentos de Atenção Básica de janeiro até outubro deste ano. O número corresponde a uma média de 4,9 mil acolhimentos diários. No mesmo período, foi registrado um total de 236.808 atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da Capital. Ou seja, 789 pessoas são assistidas diariamente nesses serviços.

Durante todo o ano, foram realizadas melhorias nos serviços de saúde da Rede Municipal, inclusive na Atenção Básica, que agora conta com o Programa Gerente Saúde, iniciativa pioneira no País. Atuando como agentes multiplicadores de uma saúde mais humanizada oferecida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), os Gerentes Saúde facilitam os atendimentos para que os pacientes não demorem aguardando a realização de exames e criam um vínculo especial dos usuários com a rede.

Os resultados apontam para um crescimento no nível de satisfação da população em mais de 10%, conforme pesquisas realizadas com os usuários. Cada pessoa entrevistada avaliou o atendimento dos profissionais de saúde, o tempo de espera, a entrega dos medicamentos e estrutura física das unidades.

De acordo com o secretário de Saúde, Adalberto Fulgêncio, a partir do índice de satisfação do usuário é possível fazer o monitoramento e a avaliação dos serviços ofertados nas unidades. “O usuário pode falar o que acha do atendimento médico, da farmácia, do tempo de atendimento. Isso mostra uma disposição da gestão de melhorar a saúde pública e introduzir mecanismos para dar maior qualidade no atendimento à população”, afirmou.

Dentro do Programa Gerente Saúde, o prefeito Luciano Cartaxo anunciou este ano um pacote de R$ 12 milhões em investimentos para a construção de 16 novas USFs que funcionam em imóveis alugados e passarão para locais mais adequados para o atendimento aos usuários.

Além disso, foram entregues à população, neste ano a reforma e ampliação de duas USF, sendo uma no Alto do Céu, beneficiando 32 mil pessoas e outra no Rangel, beneficiando mais 16 mil pessoas. Na Atenção Básica é ofertado atendimento médico, de enfermagem e odontológico, além de visitas domiciliares realizadas pelas 195 equipes de saúde da família. O serviço ainda recebe suporte das 34 equipes multiprofissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf).

Ainda na Atenção Básica, são realizadas aos finais de semana, ações de saúde e cidadania com o objetivo de levar serviços básicos para mais perto das populações das comunidades de Capital. A ação é uma parceria da SMS com outras secretarias da PMJP e já beneficiou mais de seis mil famílias este ano.

UPA – Os serviços de pronto atendimento da Rede Municipal também apresentaram números positivos. Em seus dez primeiros meses de funcionamento, a UPA Augusto Almeida Filho, em Cruz das Armas, realizou 73.911 atendimentos. A inauguração da unidade desafogou o grande fluxo de atendimentos que existia nas outras duas UPAs da Capital.

De janeiro a outubro deste ano, a UPA Célio Pires de Sá, no bairro Valentina Figueiredo, registrou 85.629 atendimentos e, no mesmo período, na UPA Oceania, em Manaíra, o número foi de 77.268. Em março deste ano foi assinada a ordem de serviço para a construção de mais uma UPA Especialidades, com foco na Ortopedia, localizada no bairro dos Bancários, já em obras e com previsão para ser inaugurada no próximo ano.

Centro de Reabilitação – No mês de outubro foi inaugurado o Centro de Reabilitação e Cuidado da Pessoa com Deficiência, no Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais) Jaguaribe. O serviço centraliza a distribuição de insumos e medicamentos específicos para pessoas com deficiência física ou intelectual assistidas pela PMJP.

O Centro atende pessoas de todas as faixas etárias, complementando os cuidados oferecidos pelo Centro de Referência Municipal de Inclusão para Pessoas com Deficiência (CRMIPD), que atende crianças de adolescentes até 17 anos de idade. No novo serviço, os usuários contam com fisioterapeuta, ortopedista, urologista, terapeuta ocupacional, assistente social, psiquiatra infantil e adulto e educador físico. No local também funcionam as novas instalações dos setores órteses, próteses e ostomizados.

MaisPB

Leia Também