João Pessoa, 07 de novembro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
saúde

Maternidade atende vítimas de violência

Comentários: 0
publicado em 07/11/2017 às 13h10
atualizado em 07/11/2017 às 13h00

A Maternidade Frei Damião, que compõe a rede estadual, oferece assistência as mulheres vítimas de violência sexual.  O acompanhamento é realizado por meio do Programa de Assistência às Mulheres Vítimas de Violência Sexual (PAMVVS), seguindo os requisitos do protocolo do Ministério da Saúde.

O programa atende vítimas a partir dos 12 anos de idade, que são acompanhadas durante um ano pela equipe do serviço, além de oferecer exames laboratoriais, ultra-sonografias, contraceptivos de emergência, medicamentos para prevenir a contaminação por Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), incluindo HIV.

O serviço também oferece a prevenção e a interrupção da gravidez indesejada, quando solicitada pela vítima ou pelo seu representante legal, porém avaliada e analisada pela equipe multiprofissional que acompanha o caso, respeitando o artigo 128 do Código Penal Brasileiro, que permite o aborto quando há risco de morte para a mãe ou nos casos em que a mulher é vítima de estupro.

De acordo com a diretora geral da Maternidade Frei Damião, Ana Márcia Fernandes, a preocupação é prestar o melhor atendimento possível às mulheres que procuram o serviço em um momento de fragilidade, prestando um atendimento integral e humanizado.

“Observamos, no entanto, que o número de atendimentos no nosso Centro de Referência não condiz com o elevado número de vítimas que constamnos diversos bancos de registro e, por isso, esclarecemos a população em geral que, para ter acesso ao atendimento, as mulheres não precisam comparecer previamente à delegacia ou apresentar boletim de ocorrência, basta vir a Maternidade Frei Damião onde serão atendidas prontamente”, destacou Ana Márcia.

Para a assistente social e responsável pelo serviço, Lúcia Lira, “o programa é uma ação indispensável para o enfrentamento a violência contra as mulheres e que, além disso, são necessárias ações conjuntas, executadas de forma articuladas e integrais, no sentido de garantir a intersetorialidade das políticas públicas indispensável no enfrentamento a violência contra as mulheres”, defendeu.

Números

Só em 2016, foram atendidos, no ambulatório da Maternidade Frei Damião, 19 casos de violência sexual em mulheres. Já em 2017, até agora, foram registrados seis. O atendimento funciona 24h, todos os dias da semana, inclusive nos feriados, sábados e domingos.

A enfermeira e coordenadora do ambulatório da Maternidade Frei Damião, Danielle de Araújo Martins alertou sobre a importância da mulher em procurar o serviço até 72h do abuso, já que nesse período as medicações reduzem os riscos de ISTs e de uma gravidez indesejada.

O serviço é composto por uma equipe multiprofissional, formada por médico, enfermeira, assistentes sociais e psicóloga que oferecem uma escuta qualificada, apoio e suporte emocional, orientação, além de observar as necessidades imediatas e resguardar o sigilo total. O programa atua em conjunto com diversos órgãos do governo estadual, assim como dos governos municipais, federais e organizações sociais, respeitando a intersetorialidade e a complexidade da violência.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas