João Pessoa, 07 de novembro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA

MP denuncia suspeitos de se beneficiar com Lei Rouanet

Comentários: 0
publicado em 07/11/2017 às 09h50
atualizado em 07/11/2017 às 06h51

Trinta e duas pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público Federal de São Paulo na segunda-feira (6). Elas são suspeitas de fazerem parte de uma organização criminosa que desviava dinheiro público.

De acordo com o G1, produtores culturais e organizadores de eventos captavam dinheiro de empresas pela Lei Rouanet para organizarem eventos culturais, produzirem livros e shows. No entanto, o grupo utilizava a verba pública para festas particulares.

A reportagem revela que o dinheiro conseguido pela Lei Rouanet chegou a bancar uma festa de casamento para centenas de convidados, num hotel de luxo, na praia de Jurerê Internacional em Santa Catarina.

Segundo o Ministério Público Federal, a super recepção foi só uma das diversas fraudes praticadas entre 1998 e 2016 pelo grupo Bellini.

O MPF aponta Antonio Carlos Bellini Amorim como o chefe da organização criminosa que desviava recursos públicos em benefício próprio. As investigações indicam que o grupo de Bellini fazia projetos e apresentava ao Ministério da Cultura. Após a aprovação da proposta, o grupo captava recursos pela Lei Rouanet de empresas e o dinheiro era desviado.

Bellini, a mulher e os dois filhos foram denunciados por organização criminosa. Empresários e executivos que participaram do desvio, por associação criminosa. No total, os 31 denunciados são suspeitos de desviar R$ 21 milhões dos cofres públicos.

A defesa do Grupo Bellini ainda não se manifestou e o Ministério da Cultura não deu esclarecimentos sobre o assunto.

Notícias ao Minuto

Leia Também