João Pessoa, 07 de novembro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
saúde

Pactuação em JP garante cirurgia de transplante

Comentários: 0
publicado em 07/11/2017 às 10h03
atualizado em 07/11/2017 às 09h09
(Foto: Albemar Santos/ MaisPB)

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) volta a oferecer cirurgias de transplantes de rins e fígado. O convênio para realização dos procedimentos foi assinado nesta terça-feira (07), entre a PMJP e os hospitais Nossa Senhora das Neves e Memorial São Francisco. De acordo com o prefeito Luciano Cartaxo (PSD), os serviços também irão beneficiar moradores de outros municípios.

“A gente tem 840 mil habitantes, e mais de um milhão de cartões SUS [Sistema Único de Saúde] na cidade de João Pessoa. Isso é a maior demonstração que quando as coisas não funcionam no interior do estado as pessoas acabam correndo para ser atendidos na capital”, afirmou.

Segundo Cartaxo, os investimentos na área da Saúde foram ampliados para atender a demanda crescente. Segundo o prefeito, o investimento da PMJP beneficia as pessoas que precisariam sair da cidade para realizar o transplante.

O secretário de Saúde, Adalberto Fulgêncio, afirma que os estudantes também vão se beneficiar com a novidade. “Além de salvar vidas, abrimos oportunidade para intercâmbio internacional com escolas da Europa, dos Estados Unidos. Isso aqui também vai ser uma oportunidade de campo prático para nossas escolas de Medicina do estado”, revelou Adalberto.

Por sua vez, o prefeito reforçou a comodidade para os moradores de João Pessoa que precisam ser submetidos a transplantes.

“Isso é muito importante, vai gerar comodidade, bem-estar, vai gerar uma perspectiva de melhoria considerável na qualidade de vida dessas famílias. É muito importante o investimento que a Prefeitura está fazendo nesse momento, nessa área tão essencial, que é a área de transplante”, ressaltou Luciano.

Para o diretor presidente do Hospital Nossa Senhora das Neves, Edalmo Assis, a realização dessas cirurgias é uma grande conquista, já que o Hospital foi aberto recentemente. “Hoje com muita alegria nós fomos credenciados pelo Ministério da Saúde. É motivo de realização e gratidão por termos conseguido”, comemorou.

Nos meses de janeiro até setembro deste ano, a Central Estadual de Transplante na Paraíba realizou 140 transplantes. Deste número, 114 foram de córnea, vinte e cinco de rim e um de fígado.

Confira a matéria em vídeo:

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas