João Pessoa, 03 de novembro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
dica de psicóloga

Candidato deve relaxar antes de fazer o Enem

Comentários: 0
publicado em 03/11/2017 às 15h22
atualizado em 03/11/2017 às 14h45

A psicóloga, Aracelly Marques, alertou aos estudantes que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) neste próximo domingo (5), que a ansiedade em excesso pode ser um inimigo durante a prova e talvez afetar o bom resultado no exame. Por isto, buscar relaxar antes é fundamental.

“O aluno que passou o ano inteiro se dedicando, estudando, assistindo aulas, nesta hora não adianta mais estudar, pois vai aumentar o processo de ansiedade”, informou em entrevista ao programa Rádio Verdade, da Rádio Arapuam FM, nesta sexta-feira (3).

Segundo a psicóloga, a ansiedade libera o chamado “hormônio do stress” que dentre outros sintomas, paralisa o pensamento e provoca o temido “branco”, atrapalhando na hora da prova. Por isto, ela propõe que o aluno passe por momentos de relaxamento antes do ENEM.

Ela ressalta que tão importante quanto dominar o assunto é ter as emoções normalizadas. Além disso, o candidato deve organizar o material, conhecer o trajeto, guardar os documentos e estar atento ao horário de entrada com antecedência.

“A esta altura do campeonato, é preciso tirar o foco do conteúdo e focar em coisas prazerosas e provocar no cérebro um relaxamento. A dica final é relaxar na medida”, finalizou a psicóloga.

 

Juliana Cavalcanti – MaisPB

Leia Também