João Pessoa, 24 de outubro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Nesta quarta-feira

Campina inicia Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Comentários: 0
publicado em 24/10/2017 às 17h56
atualizado em 24/10/2017 às 15h01
(Foto: Jorge Barbosa)

A cidade de Campina Grande sedia nas próximas quarta (25) e quinta-feira (26) a XIV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017, tendo como tema central “A Matemática está em tudo!”.

A programação é uma iniciativa da Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, além de outras pastas do governo municipal. O evento ainda com o apoio de órgãos como Fapesq-PB, Sebrae e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

A programação de abertura, a partir das 8h30, constará de apresentação cultural e pronunciamentos do prefeito Romero Rodrigues, o secretário de Ciência e Tecnologia Tovar Correia Lima e do coordenador estadual da SNCT/PB.

Em seguida, a palestra será sobre “A Semana de C&T no Estado da Paraíba”.

Ao longo do dia 25, das 8h às 16h, as atividades do evento serão coordenadas pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da PMCG, sendo desenvolvidas no Parque da Criança e no Museu Vivo da Ciência.

Na quinta-feira, a partir das 6h, haverá atividade física coordenada pelo Programa Mexe Campina, da Sejel/PMCG.

Às 9h, o professor Emir Candeia Gurjão vai proferir palestra sobre “Inteligência artificial e o futuro”.

Ainda no dia 26, a partir das 10h, o professor Juscelino Farias Maribondo (Engenharia Mecânica/UFCG) falará sobre o tema “Competição SAE BRASIL de Fórmula 1”.

Às 14h, tendo a coordenação do Centro Cultural Lourdes Ramalho/SECULT, acontecerá atividade sobre o tema “Sustentabilidade: PUFF com garrafa PET”.

No Museu Vivo da Ciência às 9h, a temática abordada será “Matemática de Excelência em tudo e o alcance de todos: uma conversa com professores” (Laboratório de Matemática), tendo a coordenação do professor Silvânio Andrade – PPGECM/UEPB.

Também a partir das 9h, acontecerá uma Oficina de Redação, no auditório 1, sendo coordenada pela professora Edvana Vieira/EEFM Raul Córdula.

A partir das 14h, a professora Lívia Maria R. Sampaio Campos (DSC/UFCG) falará sobre a temática “Como o pensamento computacional (PC) pode ser desenvolvido nas minhas aulas?”.

Após isso, haverá o encerramento como o Grupo Ônix Tribal Fusión, tendo a coordenação da Secretaria Municipal de Cultura de Campina Grande.

Participarão do evento com apresentação de projetos e atividades as seguintes instituições : UFCG, UFPB, UEPB, Centro Cultural Lourdes Ramalho, Colégio 11 de Outubro, Colégio Panorama, Colégio Petrônio Figueiredo, Escola Virgem de Lourdes, Escola Técnica Redentorista e Escolas Estaduais (Augusto dos Anjos, Ademar Veloso da Silveira, Severino Cabral, Liberdade, Irmã Zuleide Cavalcante Porto, Raul Córdula, Hortênsio Ribeiro, Nenzinha Cunha Lima e Padre Emídio Viana Correia).

Entre os órgãos municipais, estarão presentes as Secretarias de Educação, Cultura, Saúde, Sejel, Sesuma, STTP e outros segmentos do governo municipal de Campina Grande. Também participarão instituições como Embrapa/Algodão, Escola José Bezerra de Andrade (Santa Cruz-PE), FACISA/CESED, SENAI/PB, SESI/PB e Instituto Nacional do Semiárido – INSA.

MaisPB

Leia Também

15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Governo participa da programação da Fetec 2017