João Pessoa, 05 de outubro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Reforço

Cartaxo: até final do ano Guarda andará armada

Comentários: 0
publicado em 05/10/2017 às 11h15
atualizado em 05/10/2017 às 10h32

O prefeito Luciano Cartaxo (PSB) afirmou nesta quinta-feira (05) que até o final do ano cerca de 120 guardas municipais terão autorização para andar armados. “Dos 700 a 800 guardas que temos hoje na Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) já foram selecionados 120 deles. Eles estão na fase final para que possam receber diploma e autorização da Polícia Federal para usar arma de fogo. Tanto é que estamos entregando (hoje) 120 coletes à prova de. As armas de fogo já estão no processo de seleção e quando eles estiverem 100% preparados. Até o final do ano todo esse processo vai ser finalizado”, garantiu.

Sobre a relação com a Polícia Militar (PM) e a Guarda Municipal de João Pessoa, o prefeito explica que ainda que venha a andar armada, a Guarda Municipal não irá substituir o papel da PM. “Guarda é guarda, Polícia é policia. A guarda faz um trabalho preventivo, colaborativo, de segurança cidadã. O trabalho de estar presente nas ruas, nos bairros, na orla. Um trabalho em sintonia com a PM. Tanto que a gente tem os profissionais da guarda permanentemente em contato com a PM. Mas a Guarda não pode, não vai, não deve substituir o papel da PM”, frisa.

O chefe do executivo municipal entregou hoje novas viaturas, com cabine dupla, coletes balísticos e motos, mas ressaltou: “Nós sabemos que constitucionalmente a responsabilidade sobre Segurança Pública é do Estado, mas a Prefeitura de João pessoa está fazendo a sua parte”

Cartaxo lembrou que desde o início da gestão já fez concurso público, deu posse a cerca de 350 concursados e fez reforma na sede da Guarda. “A gente pretende chegar no inicio do próximo ano com novos equipamentos, novas viaturas, para que possamos ofertar melhores serviços para João pessoa. Hoje a guarda é uma referencia não só em João Pessoa, mas no Brasil”.

Assista Vídeo:

Paulo Dantas e Albemar Santos – MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas