João Pessoa, 29 de setembro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
tocantins

Cartaxo apresenta plano Cidade Sustentável

Comentários: 0
publicado em 29/09/2017 às 15h51
atualizado em 29/09/2017 às 15h09

Cada vez mais inserida no cenário nacional através de premiações e reconhecimentos de órgãos externos, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) participou de mais um evento de destaque nacional, na manhã desta sexta-feira (29), em Palmas, Capital de Tocantins, quando o prefeito Luciano Cartaxo apresentou o projeto ‘João Pessoa Cidade Sustentável’, que garante um aporte de U$ 100 milhões, desenvolvido em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Caixa Econômica Federal (CEF).

No 2º Encontro de Gestores que integram a Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis (ICES), Luciano Cartaxo destacou a visão de futuro da gestão que prepara a Capital paraibana para o desenvolvimento com um planejamento para os próximos 30 anos e o legado que vai além deste mandato, servindo de bússola para as intervenções dos próximos anos.

A PMJP já cumpriu todas as etapas do Plano, conforme é orientado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e o prefeito Luciano Cartaxo apresentou o andamento do projeto, fruto de uma série de estudos técnicos. “O BID já liberou um empréstimo de U$ 100 milhões que deverão ser aplicados no Plano nos próximos anos. Neste mês de outubro, estarei indo a Brasília, onde terei reuniões com a Secretaria do Tesouro Nacional, para dar celeridade à aprovação e também no Senado Federal, onde já articulamos o apoio dos nossos três senadores”, disse Luciano Cartaxo.

Na oportunidade, o prefeito também destacou a missão técnica que participou, no início deste mês, em Washington, nos Estados Unidos, onde finalizou a preparação para o contrato. “Concluímos a última etapa de avaliação técnica para a minuta final de contratação com o BID e o modelo de gestão inovador e com planejamento a longo prazo que estamos implementando, tornará João Pessoa uma cidade mais sustentável e preparada para gerar ainda mais desenvolvimento preservando aquilo que consideramos mais importante que é a qualidade de vida da população. Com essa visão de futuro, João Pessoa se torna uma referência em cidade planejada”, declarou.

Além de Luciano Cartaxo, do prefeito de Palmas, Carlos Amastha, e da vice-prefeita, Cinthia Ribeiro, também participam do encontro, o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, e o de Florianópolis, Gean Loureiro. A vice-prefeita de Rio Branco, no Acre, Maria do Socorro Neri, também foi convidada para participar do evento. Por ser a cidade onde o plano está na fase mais avançada, foi em João Pessoa onde aconteceu o primeiro encontro, em agosto passado, e que serviu de pontapé inicial para que as capitais envolvidas façam uma articulação para agilizar a aprovação dos projetos no âmbito do Governo Federal e Senado.

O prefeito anfitrião do encontro, Carlos Amastha, destacou a troca de experiências com a Prefeitura de João Pessoa e a expertise de Luciano Cartaxo, pioneiro na elaboração do plano. “O encontro que foi realizado em João Pessoa por Luciano Cartaxo foi um estímulo para que realizássemos tanto esse aqui em Palmas, como os próximos encontros de cidades emergentes e sustentáveis do Brasil. João Pessoa é hoje uma referência de crescimento no país, disparada a que mais cresce no Nordeste, basta ver os índices da cidade e estamos aproveitando destas oportunidades para já aplicar aqui em Palmas o que aprendemos com Luciano sobre João Pessoa”, declarou.

Plano – O plano João Pessoa Cidade Sustentável prevê investimentos de habitação no Complexo da Beira Rio, que envolve oito comunidades que serão completamente urbanizadas; a Escola de Governança e Gestão, que irá qualificar cada vez mais os profissionais da PMJP; além de um investimento importante na segurança urbana e cidadã, através do Centro de Controle e Cooperação (CCC), onde será unificado todo o monitoramento da cidade, do trânsito e para a prevenção de desastres naturais, entre outras ações.

O plano prevê ainda um conjunto de contrapartidas da PMJP, o que já está sendo efetivado por meio de obras do programa habitacional, como é o caso da construção dos residenciais Vista Alegre, Colinas de Gramame, Saturnino de Brito e São José. Além dessas obras, estão incluídos também os projetos de infraestrutura nessas comunidades e na Avenida Beira Rio, por exemplo.

MaisPB

Leia Também