João Pessoa, 28 de setembro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Pedro II

Semob começa a multar em faixa exclusiva

Comentários: 0
publicado em 28/09/2017 às 13h31

Após três meses em período educativo, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) vai iniciar, na próxima segunda-feira (2), a efetiva fiscalização do respeito dos 5,7 quilômetros de faixas exclusivas do transporte coletivo de João Pessoa das avenidas Pedro II e Nossa Senhora de Fátima. O objetivo da medida é garantir a fluidez do tráfego dos ônibus urbanos nas faixas a eles destinadas, bem como coibir abusos dos condutores de veículos particulares que insistirem em transitar nessas vias exclusivas.

A fiscalização das faixas dos ônibus vai ser realizada tanto pelos agentes de mobilidade urbana em campo, quanto pelas câmeras instaladas nesses trechos, visualizadas do Centro Operacional de Trânsito e Transporte (COTT) da Semob-JP, de onde é possível registrar por imagens em alta definição as infrações praticadas e autuar os condutores que, flagrados, pagarão multa de R$ 293,47- além de sete pontos negativos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), por infração gravíssima.

O superintendente da Semob-JP, Carlos Batinga, destacou que os condutores já estão respeitando a faixa da Pedro II. “A fiscalização é necessária, mas o que estamos percebendo, desde a implantação da faixa exclusiva da Pedro II, é que os motoristas naturalmente estão respeitando a faixa dos ônibus e evitando circular por ela”, disse.

Domingos e feriados – A Semob-JP editou, na quarta-feira (23), a Portaria 120/2017, em que autoriza o tráfego de qualquer veículo nas faixas exclusivas aos domingos e feriados. De acordo com Carlos Batinga, o objetivo da medida é melhorar a fluidez do tráfego de veículos nos corredores onde existe a faixa exclusiva, haja vista que a frota de ônibus nestes dias é reduzida, sendo possível compartilhá-las com os demais veículos sem prejuízo para o transporte coletivo de passageiros.

MaisPB

Leia Também