João Pessoa, 14 de setembro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
INVESTIGAÇÃO

Ministro Blairo Maggi é alvo de operação da PF

Comentários: 0
publicado em 14/09/2017 às 10h14
atualizado em 14/09/2017 às 08h28
Foto: Senado

A Polícia Federal (PF) cumpriu na manhã desta quinta-feira (14) mandado de busca e apreensão no apartamento ex-governador de Mato Grosso e atual ministro da Agricultura,  Blairo Maggi (PP), na Asa Sul, zona nobre de Brasília. Policiais federais também fizeram diligências em São Paulo e Mato Grosso.

Os mandados de busca fazem parte da Operação Malebolge, 12ª fase da Ararath, que desmantelou um esquema de corrupção em Mato Grosso. Em delação premiada, o ex-governador Silval Barbosa (PMDB) acusou Blairo Maggi de pagar para uma testemunha mudar seu depoimento.

As ordens judiciais foram expedidas pelo ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido da Procuradoria Geral da República (PGR). Para Fux, há indícios de obstrução de justiça e formação de organização criminosa. Leia a decisão na íntegra.

A assessoria de Blairo no Ministério da Agricultura informou que só irá se manifestar sobre as buscas em endereços do ministro por meio de nota que deve ser divulgada no final da manhã desta quinta.

Mandados judiciais

Ao todo, estão sendo cumpridos mandados em 64 endereços, em dois estados e na capital federal. Em Mato Grosso, há diligências em nove municípios: Cuiabá, Rondonópolis, Primavera do Leste, Araputanga, Pontes e Lacerda, Tangará da Serra, Juara, Sorriso e Sinop.

Segundo a assessoria da PF, há 270 policiais federais e procuradores da República envolvidos na operação desta quinta.

Foram feitas buscas na casa e do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB), e na Prefeitura de Cuiabá. Emanuel foi flagrado em um vídeo gravado na sala do então chefe de gabinete de Silval Barbosa enchendo os bolsos do palitó de dinheiro, deixando até cair no chão. Ele, em seguida, se agacha e junta os maços de dinheiro.

Policiais também cumpriram mandados no gabinete do deputado federal Ezequiel Fonseca (PP-MT) na Câmara.

Agentes estiveram ainda nos gabinetes dos deputados estaduais de Mato Grosso Gilmar Fabris (PSD), Silvano Amaral (PMDB), Oscar Bezerra (PSB), Wagner Ramos (PSD), Ondanir Bortolini (PSD), conhecido como Nininho, e Romoaldo Júnior (PMDB).

O ministro do STF determinou o afastamento de conselheiros do Tribunal de Contas do Mato Grosso. Carros da PF estiveram no tribunal nesta manhã.

G1

Leia Também