João Pessoa, 30 de agosto de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
PATOS

Dinaldinho decreta Emergência Ambiental

Comentários: 0
publicado em 30/08/2017 às 09h03
Dinaldo Filho, prefeito afastado de Patos

O prefeito de Patos Dinaldinho Wanderley, explicou na tarde desta terça-feira (28), o decreto de Situação de Emergência Ambiental, assinado na segunda-feira (27),  por conta da situação ocorrida com o incêndio do lixão de Patos.

De acordo com o gestor, a medida foi tomada com base no artigo 167, § 3º da Constituição Federal, onde é admitida ao Poder Público em Situação de Emergência a abertura de crédito extraordinário para atender a despesas imprevisíveis e urgentes.

“Temos a necessidade de adquirir novos equipamentos para poder enfrentar situações dessa natureza e por isso, pensamos em agir dessa forma”, explicou.

De acordo com o gestor, o incêndio pode ser classificado como criminoso e de grandes proporções, pois atingiu cerca de 80% da área do lixão de Patos que é de aproximadamente 5 mil metros quadrados de área.

A situação enfrentada justifica a mobilização do Sistema Municipal de Defesa Civil, bem como o Corpo de Bombeiros e demais órgãos de combate a tais sinistros, no âmbito do município, sob coordenação da Defesa Civil local. O decreto, por sua vez, autoriza a convocação de servidores públicos municipais e voluntários para reforçar as ações de combate ao incêndio.

Em relação ao Aterro Sanitário, o tucano  disse que o Governo Municipal já vem realizando estudos para a identificação de um novo local. O chefe do Poder Executivo disse que a sua equipe conseguiu resgatar o plano de saneamento, elaborado no governo passado e colocar em prática as ações, uma vez que nenhuma providência nesse sentido havia sido tomada. “Da forma que estava, o aterro sanitário de Patos nunca seria executado”, disse.

A decretação de Situação de emergência Ambiental tem a finalidade de facilitar para a administração municipal, o enfrentamento da situação criada pelo incêndio do Lixão que tem incomodado a população de Patos deste à tarde do domingo (27).

MaisPB

Leia Também