João Pessoa, 25 de agosto de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Fortaleza

Homem é preso por manter filhos e mulher prisioneiros

Comentários: 0
publicado em 25/08/2017 às 15h56
atualizado em 25/08/2017 às 13h03
Foto:G1

O empresário Massaharu Nogueira Adachi mantinha seis filhos e a mulher em cárcere privado e foi detido, nesta sexta-feira (25), em Fortaleza. Segundo a Defensoria Pública do Ceará, as vítimas eram mantidas presas em um apartamento sem móveis, na área nobre da cidade, e eram impedidas de ter contato com outras pessoas.

As crianças também não frequentavam a escola e duas delas não possuem certidão de nascimento. Dentro do imóvel, todos dormiam em redes.

O Núcleo de Atendimento da Defensoria da Infância e da Juventude (Nadij) entrou com uma ação urgente de medida protetiva para acolhimento institucional das seis crianças e adolescentes mantidos em cárcere privado pelo pai. Os filhos, quatro meninas e dois meninos, têm idades entre 4 e 19 anos. O crime foi descoberto após denúncia anônima por meio do Disque 100.

De acordo com a defensora pública e titular do Nadij, , que acompanhou o caso, Ana Cristina Barreto, as crianças e adolescentes eram mantidas isoladas de amigos e familiares.Além disso,o pai tem problemas psicológicos, com relatos de perseguição e alucinatórios e as crianças mais novas têm dificuldade de falar. A Defensoria apura ainda se eles sofriam algum tipo de agressão física e se a alimentação era regular.

O homem é descendente de japoneses e mora em Fortaleza há 19 anos. A suspeita é de que ele mantinha a família presa desde que chegaram à capital cearense.

O apartamento onde todos moravam possui cinco cômodos, divididos entre cozinha, quarto, sala, área de serviço e banheiro.  No local tem apenas eletrodomésticos como fogão, geladeira e máquina de lavar.

“É uma situação muito delicada, que causa muita perplexidade, até pelo bairro onde ocorreu, uma área considerada nobre na cidade e com bastante movimento. As crianças serão acolhidas para proteção delas. Será realizada uma análise psicossocial do abalo que isso acarretou realmente pra cada uma delas e o tipo de tratamento que vai ser preciso ser feito”, comentou a defensora.

Durante a visita do Conselho Tutelar, a mãe das crianças apresentou apenas a certidão de nascimento de quatro filhos. De acordo com o relatório apresentado à Defensoria Pública, as informações relatadas apontam que duas crianças mais novas não possuem nenhum documento. A filha mais nova, inclusive, nasceu na própria casa em procedimento realizado pelo pai.

Na manhã de hoje, equipes do Nadij, Polícia Civil e Conselho Tutelar estiveram no imóvel e conduziram o pai para a Delegacia de Combate a Exploração da Criança e Adolescente (Dececa), onde um inquérito policial deverá ser aberto para investigar o caso.

Os filhos e a mulher foram levados para uma unidade de acolhimento, que não teve o nome revelado por questões de segurança. A filha de 19 anos e a mulher deverão ser levadas para a Delegacia de Defesa da Mulher.

G1

Leia Também