João Pessoa, 21 de agosto de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
DICAS

Marmita gera economia e vida saudável

Comentários: 0
publicado em 21/08/2017 às 14h18

Dieta saudável e economia financeira são alguns dos temperos que vêm junto com a marmita que você prepara em casa para levar ao trabalho. Boas escolhas nos alimentos e cuidados na hora do preparo vão fazer o sucesso do seu almoço.
Quem está disposto a se planejar e preparar a marmita do almoço vai contar com vários benefícios. Entre eles, por exemplo, conhecer a procedência do alimento, ter controle da higiene e ainda emagrecer.
“Com as opções de alimentos saudáveis selecionadas pela pessoa, em porções corretas e balanceadas, preparações adequadas, sem excessos de sal ou gorduras, consequentemente haverá uma manutenção do peso corporal”, afirma a nutricionista Jéssica Lisboa, que integra a equipe multiprofissional do Espaço Viver Melhor, local onde são realizadas ações de promoção de saúde da Unimed João Pessoa.
Segundo Jéssica Lisboa, aqueles que optarem por levar comida para o trabalho, além de economizar bastante, farão uma refeição equilibrada, sem tentações e calorias a mais. “A pessoa vai ter o cuidado de não encher demais a vasilha, para não criar o hábito de consumir mais que o necessário”, diz a nutricionista.

MUDANÇA DE HÁBITOS
A engenheira de alimentos Adma Melo é adepta das marmitas. Há três anos e seis meses, ela decidiu mudar de vida, procurou um nutricionista e saiu de um quadro de obesidade grau 1. “Eu precisava e queria muito emagrecer. Percebi que só fazendo minhas próprias marmitas, conseguiria seguir a dieta à risca e manter os hábitos saudáveis”, conta  a engenheira.
A praticidade de ter as marmitas semanais prontas para levar para o trabalho ou para qualquer lugar, sem se preocupar, é uma das vantagens apontadas Adma Melo. Uma vez por semana, ela prepara o almoço e a jantar, seguindo recomendações de sua nutricionista: opções saudáveis, como temperos frescos e pouco sal.
A engenheira também destaca a importância de cuidar do processo de higiene na hora de fazer as marmitas da semana, para evitar que sejam contaminadas com algum tipo de micro-organismo e estraguem mais rápido. “Acondiciono as minhas marmitas na geladeira, apenas em refrigeração. Não congelo”, diz. Adma sempre transporta a marmita em uma bolsa térmica e não tem vergonha de carregá-la para todos os lugares.

MARMITA SAUDÁVEL

Quantidade de alimentos

É difícil saber qual a quantidade contida em uma porção. É uma fatia, uma xícara, um copo, uma concha. A nutricionista Jéssica Lisboa recomenda o quanto deve ser colocado na marmita diária.

-50% para saladas

-30% para os grãos, leguminosas e carboidratos

-20% para proteínas

-Para a sobremesa uma boa opção é levar uma fruta: secas ou in natura (frescas)

Comida para vários dias

É importante sempre se planejar para garantir de forma prática uma alimentação equilibrada e saudável, fracionando os alimentos em recipientes e colocando-os no congelador. Entre os cuidados e dicas, estão:

-Não adicionar muito tempero às preparações que serão congeladas, porque o congelamento tende a realçar o sabor;

-Para alimentos com líquidos, é importante não preencher todo o recipiente, deixando 2 centímetros, para que não se expanda com o congelamento;

-A comida deve ficar em um recipiente lavável, rígido, transparente e com tampa fechada hermeticamente;

-Selecionar ingredientes frescos, preferencialmente orgânicos e da estação, que são mais saborosos, saudáveis para o organismo e duram mais tempo;

-Evitar congelar vegetais crus, ovos cozidos, batatas, preparações com molhos, maionese, creme de leite e queijos cremosos;

-Armazenar adequadamente os alimentos na geladeira: prateleiras superiores para alimentos preparados e prontos para o consumo; prateleiras do meio para produtos semi preparados e prateleiras inferiores para alimentos crus;

-Não guardar alimentos por muito tempo, mesmo que seja na geladeira. O alimento preparado deve ser consumido no máximo em cinco dias.

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas