João Pessoa, 18 de agosto de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
CONTRA HPV

Homens e mulheres até 26 anos serão vacinados

Comentários: 0
publicado em 18/08/2017 às 21h13
atualizado em 18/08/2017 às 18h14
(Foto: Divulgação)

O Ministério da Saúde ampliou temporariamente a faixa etária para receber a vacinação do HPV. Os homens e mulheres entre 15 e 26 anos de idade passam a ter direito à vacina. Em Campina Grande, as doses serão ofertadas nos Centros de Saúde e Policlínicas a partir da próxima segunda-feira, 21.

A medida foi tomada porque há lotes prestes a vencer em estoque em vários municípios. Em Campina Grande são quase 700 vacinas. “É um número pequeno, por isso, distribuiremos apenas nos centros e policlínicas. Iniciaremos a distribuição na segunda-feira pela manhã, de modo que as unidades serão abastecidas aos poucos”, explico a Coordenadora Municipal de Imunização, Miralva Cruz.

O esquema vacinal para a faixa etária de 15 a 26 anos é de três doses. As pessoas que se vacinarem agora terão direito excepcionalmente às próximas duas doses. “A ideia é evitar desperdício e este estoque se formou porque a procura pela vacina do público-alvo ainda está baixo”, disse Miralva.

Após o fim dessa remessa de doses, a vacinação volta a ser dispensada apenas para o público-alvo, que é para meninos de 11 a 13 anos e meninas de 9 a 14, além de pessoas transplantadas, pacientes oncológicos e homens e mulheres de 9 a 26 anos vivendo com HIV/Aids. A vacina previne contra o aparecimento do câncer do colo de útero nas mulheres, e contra os cânceres de pênis, orofaringe e ânus nos homens, além das verrugas genitais.

MaisPB

Leia Também