João Pessoa, 17 de agosto de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
2º trimestre

‘Prévia’ do PIB indica que economia cresceu 0,25%

Comentários: 0
publicado em 17/08/2017 às 09h51

A economia brasileira continuou a crescer no segundo trimestre deste ano, mas num ritmo mais lento, aponta o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) divulgado pelo Banco Central nesta quinta-feira (17).

Entre abril e junho, o índice registrou crescimento de 0,25% quando comparado com o primeiro trimestre de 2017 (janeiro a março). O resultado foi calculado após ajuste sazonal, uma espécie de “compensação” para comparar períodos diferentes de um ano.

Esse foi o segundo trimestre seguido de alta no indicador. No primeiro trimestre, o IBC-Br apontou alta de 1,21% no PIB brasileiro, no cálculo revisado pelo BC.

No último trimestre do ano passado, houve queda 0,47%.

O IBC-BR é um indicador criado para tentar antecipar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB), que é calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números oficiais do PIB do segundo trimestre serão divulgados no dia 1º de setembro.

O Produto Interno Bruto é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia. Em 2015, o PIB teve uma retração de 3,8% e, no ano passado, a economia registrou um encolhimento de 3,6%.

Previsões para 2017

Para 2017, a previsão de analistas do mercado financeiro é de alta do PIB de 0,34%, mas o Ministério da Fazenda, do Planejamento e o Banco Central estimam uma expansão um pouco maior da economia neste ano, da ordem de 0,5%.

Para tentar reaquecer a economia, o governo Michel Temer tem anunciado medidas como a liberação de saques das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Além disso, o Banco Central vem reduzindo a taxa Selic, que hoje está em 9,25% ao ano. A queda da Selic deve se traduzir em juros mais baixos nos empréstimos bancários, o que também contribui para estimular a economia.

Leia Também