João Pessoa, 06 de agosto de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
ORIENTAÇÃO DE ESPECIALISTAS

Estudar antes da saída do edital é fundamental

Comentários: 0
publicado em 06/08/2017 às 11h56
atualizado em 06/08/2017 às 16h24

Entre os paraibanos, uma das maneiras mais procuradas para adquirir estabilidade profissional é através de concursos públicos. Para isto, muitas pessoas dedicam um tempo especial para alcançar este objetivo e não poupam investimentos para conseguir a aprovação.

Na Paraíba, o concurso da Prefeitura Municipal de João Pessoa, divulgado recentemente, deve ser aquele que, provavelmente, atrairá grande número de candidatos. As vagas estarão divididas entre a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, o Instituto de Previdência e a Controladoria Geral do Município.

O Portal MaisPB entrevistou dois professores, especialistas em concursos públicos na capital, para dar algumas dicas e, assim, facilitar a rotina de estudos dos concurseiros.  As disciplinas escolhidas foram direito e língua portuguesa, presentes na maioria dos certames.

Os docentes citam ferramentas importantes para a aprovação dos candidatos como: disciplina, organização, um material de estudos atualizado e focado no conteúdo previsto, além de um cronograma com metas, objetivos e prazos. Portanto, o candidato deve preocupar-se em estudar todo o assunto cobrado.

“Manter-se focado e preocupado em abordar todo o programa é essencial”, comenta Vítor Sousa, professor de direito para concursos.

“Primeiro é se organizar. É o candidato preparar seu cronograma e dedicar algumas horas durante o dia para treinar mesmo, exercitar. Fazer o máximo de questões de concursos que o candidato puder”, acrescenta Ana Paula, que professora de língua portuguesa.

Além de resolver questões de provas anteriores, o cronograma, segundo a professora, evita a procrastinação relacionada à rotina ocupada com atividades familiares e pessoais de quem pretende participar do exame.

Com relação às bancas examinadoras, Vítor Souza destaca as renomadas no universo dos concursos como a CESPE, a Fundação Carlos Chagas (FCC) e a banca ESAF. No entanto, Ana Paula, prevê a Fundação Getúlio Vargas (FGV), mesma contratada para as duas últimas avaliações.

Ambos declaram que o fato do edital ainda não ter sido lançado não é motivo para deixar a preparação para a última hora, pois este é um concurso que terá concorrência e conteúdo programático muito grande.

Direito Financeiro e Administrativo exigirão atenção dos candidatos

De acordo com o professor Vitor Souza, a dica é focar os estudos em Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Financeiro e Orçamentário, Contabilidade Pública e Controle Interno.  

Essas disciplinas, segundo ele, serão as que mais exigirão esforço dos candidatos, por serem mais ligadas às funções realizadas nos cargos oferecidos no exame.

“O conselho que eu dou é intensificar os estudos. Nunca deixe para depois que o edital estiver publicado. A concorrência será muito grande. Pessoas virão de vários lugares do Brasil para disputar essas vagas. Todos querem disputar a chance de ter um bom cargo público, com uma boa remuneração. Portanto, nada de perder tempo, estude”, recomenda o professor.

Saber interpretar textos é fundamental, alerta professora de português

Segundo a professora Ana Paula Colaço, os concursos da prefeitura exigem interpretação de texto, aliada às questões de gramática.

“Eles cobram a gramática dentro do texto, as orações subordinadas e coordenadas com ênfase ao uso dos conectivos e seu valor semântico. Sinônimos, antônimos, o vocabulário, uso dos porquês, regência e crase são bem explorados”, explica.

Ela aconselha que os candidatos comecem a preparação por análise de texto (interpretação e compreensão textual) e ortografia oficial.

Ana Paula ressalta que após a publicação do edital, o tempo para estudar vai ser muito reduzido, então, antecipar-se é fundamental.

Juliana Cavalcanti – Portal MaisPB

Leia Também