João Pessoa, 05 de agosto de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
LUTO

João Henrique lamenta morte de Zabé da Loca

Comentários: 0
publicado em 05/08/2017 às 14h25

O deputado estadual João Henrique (DEM) lamenta e expressa pesar pelo falecimento do ícone da cultura popular monteirense e paraibana, Zabé da Loca, que nos deixou na manhã deste sábado (5), aos 93 anos, na cidade de Monteiro, no Cariri Paraibano.

A artista ficou conhecida nacionalmente por tocar pífano, um tipo de flauta conhecido na região Nordeste. Reconhecida pelos artistas de todo o Estado pela simplicidade, o apelido ‘Loca’ surgiu da própria história de vida de Isabel, após morar durante 25 anos em uma gruta.

“Recebi com profunda tristeza a notícia do falecimento da ‘Rainha do Pífano’, representante fiel da cultura popular monteirense e da Paraíba, Zabé da Loca. O que me conforta é saber que, em vida, ela recebeu todas as homenagens possíveis, como foi o caso da construção do Memorial e da criação do Festival Zabé da Loca, ambos na gestão da ex-prefeita de Monteiro, Edna Henrique. Nesse momento, eu e Edna prestamos sinceras condolências aos familiares e amigos por tão dolorosa e grande perda. Zabé da Loca partiu, porém, deixou seu nome marcado nesta terra onde viveu e contribuiu para seu engrandecimento”, disse João Henrique.

O corpo de Zabé da Loca será velado no memorial Zabé da Loca, situado no assentamento de Santa Catarina. No domingo (6), o corpo será levado para o Centro de Cultural de Monteiro, onde será velado a partir das 7h. O sepultamento está marcado para ás 10h, no cemitério municipal da cidade.

Biografia de Zabé da Loca

Pernambucana nascida em Buíque, Isabel Marques da Silva, ganhou o apelido por morar em  uma gruta (Loca) na zona rural da cidade com a família por mais de 25 anos.

Em 2003, aos 79 anos de idade gravou seu primeiro CD, “Canto do Semiárido”, com composições próprias e uma versão de Asa Branca, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.

Apresentou-se em 2004, no Fórum Cultural Mundial, ao lado de Hermeto Pascoal. Em 2007, gravou o CD “Bom Todo”, lançado no ano seguinte no Sesc Pompéia, em São Paulo. Ainda em 2008, recebeu a Ordem do Mérito Cultural, do Ministério da Cultura. Também foi eleita “Revelação da Música Brasileira”, no Prêmio da Música Brasileira.

Em 2009, a gestão da então prefeitura Edna Henrique criou o Festival de Cultura Popular do Cariri Zabé da Loca.

Em 2011, Zabé da Loca foi tema de matéria especial do Globo Rural, que viajou até Monteiro para contar a sua história.

Um memorial em resgate a história foi inaugurado durante a gestão da prefeita Edna Henrique, no ano passado, na cidade Monteiro. Várias homenagens foram realizadas na época.

Luto

A assessoria de imprensa do município de Monteiro confirmou que a Prefeitura decretou luto oficial durante três dias pela morte da artista Isabel Marques da Silva.

MaisPB

Leia Também