João Pessoa, 17 de junho de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
AÇÃO

Tovar cobra plano de combate à desertificação

Comentários: 0
publicado em 17/06/2017 às 09h23

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) cobrou neste sábado (17), Dia Mundial de Combate à Desertificação, uma ação mais pontual do Governo do Estado para o problema e a criação de um plano estadual. Segundo dados do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), a Paraíba é o estado brasileiro mais afetado, proporcionalmente, pela desertificação – processo de degradação ambiental que torna as terras inférteis e improdutivas.

“Não podemos apenas aceitar. É preciso se fazer algo para, ao menos, minimizar esse problema que vem afetando milhares de paraibanos. Basta ir ao interior para ver como a Paraíba está sofrendo com a desertificação. E nada melhor que esse dia de hoje – Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca – pára cobrarmos providências por parte do Governo”, destacou o deputado.

De acordo com a classificação do Programa de Ação Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca no Estado da Paraíba (PAE-PB), 93,7% do território do estado está em processo de desertificação, sendo que 58% em nível alto de degradação.

“Esse é um processo de cumulativo de degradação ambiental que afeta as condições econômicas e sociais de toda a população. Esse assunto deve ser discutido na Assembleia Legislativa com especialistas e com os paraibanos que sofrem com a desertificação. Por isso vamos solicitar uma audiência pública para tratar do tema”, afirmou Tovar.

Os núcleos de desertificação do Semiárido brasileiro compreendem uma área 68.500 quilômetros quadrado em cinco estados: Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Piauí. Esses locais já atingiram níveis de degradação tão altos que são comparados aos desertos.

Leia Também