João Pessoa, 09 de junho de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
ne espanha

Cartaxo participa de encontro de prefeitos

Comentários: 0
publicado em 09/06/2017 às 10h21
atualizado em 09/06/2017 às 09h08

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, participa a partir da próxima segunda-feira (12) do II Fórum Ibero-americano de Prefeitos, na cidade de Santander, no Norte da Espanha. O evento é promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em parceria com a prefeitura local e as universidades de Cantábria (UC) e Internacional Menéndez Pelayo.

O fórum reúne prefeitos, ex-prefeitos e especialistas em sustentabilidade urbana de diversos países latino-americanos e da Espanha, além do presidente do BID, o colombiano Luiz Alberto Moreno, e do ministro espanhol de Obras Públicas e Transportes, Iñigo de la Serna, para a troca de experiências. Luciano Cartaxo foi convidado para participar do fórum em função de João Pessoa ser uma das cinco capitais do Brasil que está implantando o Programa Cidades Sustentáveis do BID.

Estão no foco do fórum temas como estudos de caso sobre a recuperação e o saneamento dos chamados corpos d’água. As discussões em torno do assunto, durante o fórum, serão feitas a partir das experiências registradas no saneamento da própria baía de Santander, da Baía de Campeche, no México, do Rio Choluteca, em Honduras, do pântano da cidade de Cartagena, na Bolívia, da Baía de Gijon, na Espanha, e da Baía da Guanabara, no Rio de Janeiro.

Outros temas em sintonia com o desenvolvimento de João Pessoa são a recuperação dos centros históricos como estratégia de renovação urbana e as mudanças em favor de uma gestão inteligente do município – exemplo disso é a implantação do Centro de Comando e Controle (CCC), semelhante aos existentes no Rio de Janeiro e em Santander, e que também está em processo de implantação na Capital da Paraíba. O CCC será construído com recursos do BID. A prefeitura está finalizando os entendimentos com o banco para receber um financiamento de US$ 100 milhões, cerca de R$ 320 milhões, que vão viabilizar parte das ações previstas no João Pessoa Sustentável. As negociações, em fase avançada, poderão ser finalizadas nos próximos 60 dias.

Cartaxo embarca para Santander em companhia do secretário municipal da Receita, Adenilson Ferreira, que é o coordenador do Programa João Pessoa Sustentável, e do diretor do Centro de Línguas Estrangeiras da PMJP (Celest), Jonathan Vieira.

MaisPB com Secom-JP

Leia Também