João Pessoa, 11 de maio de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
audiência pública

Nabor discute problemas de moradores de Patos

Comentários: 0
publicado em 11/05/2017 às 09h10

A Assembleia Legislativa da Paraíba em parceria com a Câmara Municipal de Patos realizou nesta quarta-feira, dia 10, uma Audiência Pública para debater os problemas estruturais no Residencial Edmilson Motta (Conjunto Habitacional Itatiunga).

O evento foi solicitado pelo deputado estadual, Nabor Wanderley (PMDB) e acatado pelo presidente da Casa Juvenal Lúcio de Sousa Sales Júnior (PRB). O debate teve a presença de representantes da localidade, moradores, Energisa CAGEPA, CEHAP, Banco do Brasil, CRE Engenharia, Polícia Militar e vereadores.

Na ocasião, o deputado Nabor Wanderley comemorou o resultado da Audiência, uma vez que passos já foram dados para chegar a soluções para os moradores.

“Valeu a pena porque foram dados diversos encaminhamentos, principalmente com relação à construtora, Banco do Brasil com relação aos contratos e, problemas maiores com relação à CAGEPA e a Energisa. Já marcaram para a próxima quarta-feira e as empresas estarão se instalando no bairro para darem encaminhamento para que as pessoas possam fazer seus cadastros sociais para receberem os benefícios”, comemorou o parlamentar.

Na oportunidade, o presidente de uma das Associações dos Moradores, Augusto Medeiros, utilizou a tribuna e elencou as principais reclamações dos moradores, entre eles, alta taxa de cobrança do esgoto e taxa de água, conclusão da escola, Posto Médico de saúde, conclusão da entrada do Conjunto, sinalização, iluminação. Ele avaliou como positiva a Audiência, pois, foi a oportunidade dos moradores colocarem os problemas para as autoridades.

O gerente regional da CAGEPA, Maciel Damasceno, explicou que os moradores podem procurar as lojas de atendimento da CAGEPA para ter acesso ao benefício da tarifa social munidos de documentação pessoal e o cartão de programa social para ter a garantia de um valor mais reduzido na conta de água. Ele também explicou que a água e o esgoto do Residencial Itatiunga são tratados, uma vez que há acompanhamento de análise química. “nós temos acompanhamento do tratamento de esgoto lá naquele conjunto.

Nós temos estação de tratamento e é aberta ao público, qualquer pessoa que quiser visitar e ver como é o procedimento do tratamento de esgoto pode acompanhar”, afirmou.

Já o representante da Energisa, Fábio Leandro Cordeiro, explicou que a empresa realizou uma análise preliminar e detectou que a maioria dos moradores do Residencial consomem mais de 100 quilowatt, o que faz o consumidor perder parte do desconto da tarifa social, de 40% para 10%. “Nossa missão aqui na Audiência pública foi oferecer meios, programas d eficiência energética para que o cliente consiga, de forma consciente, reduzir o consumo da energia e assim consiga ter o desconto de 40% da tarifa social”, afirmou.

Fábio Leandro ainda garantiu que a Energisa vai reprogramar um evento para o residencial Itatiunga sobre palestras de como consumir energia de forma eficiente bem como explicou sobre o programa Conta Cidadão onde o consumidor realiza a troca de material reciclado para obter redução na conta de energia.

O gerente do Banco do Brasil, Bartolomeu Miranda, explicou que referente ao Banco, foi repassado um problema existente na lei e que a Câmara vai regularizar para poder haver a efetuação dos registros e entrega dos contratos aos moradores.

George Ardilles, da CEHAP – Companhia Estadual de Habitação Popular da Paraíba, explanou que a reclamação relacionado à Companhia foi sobre a construção a escola, posto de saúde e a entrada da localidade. Ele garantiu que a diretora técnica da Cehap informou que esses equipamentos serão entregues até o mês de setembro. Quanto ao acesso, uma nova empresa está sendo licitada para realizar a conclusão do acesso até o mês de dezembro.

A vereadora, Nadir Rodrigues (PMDB) avaliou o debate desta noite com a presença das empresas e moradores. “Um importante debate através dessa Audiência Pública e como nós vimos, a população do Itatiunga se fez presentes, as autoridades que tem o poder de resolver também se fizeram presentes e já foram agendadas algumas datas para que viessem as soluções para alguns problemas. Então a gente fica satisfeita enquanto parlamentar”, disse.

Representando a Segurança Pública, esteve presente o Tenente Coronel Plutarco, Subcomandante do CPR II, que explanou que a segurança pública não está ligada somente à Polícia Militar, mas, a um conjunto de entidades que são responsáveis pela segurança do local. Ele elencou que a falta de iluminação e a dificuldade de acessibilidade impactam na segurança de uma localidade.

“É importante esse diálogo pacífico e acho que vamos ter uma resposta melhor para aquela comunidade. O Major Douglas, comandante do 3° BPM, já está informado a respeito disso e vamos fazer que ele participe de uma reunião com os moradores do residencial para que possa estabelecer um trabalho em prol daquela comunidade”, avaliou.

O Residencial Itatiunga (Conjunto Habitacional Edmilson Motta) beneficia mais de 700 famílias da cidade de Patos. As casas foram construídas pelo Governo do Estado da Paraíba, dentro do Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal.

MaisPB com Assessoria

Leia Também