João Pessoa, 10 de maio de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
prevenção

Dia “D” de vacinação contra a gripe acontece no próximo sábado

Comentários: 0
publicado em 10/05/2017 às 11h36
atualizado em 10/05/2017 às 08h37
Foto: Codecom/Campina Grande

O Dia “D” da campanha de vacinação contra a gripe acontecerá no próximo sábado, 13. Em Campina Grande, a vacinação será estendida para os demais grupos prioritários do público-alvo, a exemplo dos professores das redes pública e particular de ensino e as pessoas com deficiências, doenças crônicas e comorbidades (quando duas ou mais doenças estão relacionadas).

O dia “D” será das 8h às 17h em todas as mais de 80 Unidades Básicas de Saúde e também nos oito Centros de Saúde da cidade. Serão disponibilizadas 27 mil doses. As pessoas deverão levar o Cartão de Vacinação. Os grupos que já estão sendo vacinados desde o mês de abril são as gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde, idosos a partir dos 60 anos e crianças de seis meses a 4 anos.

De acordo com a coordenadora Municipal de Imunização, Miralva Cruz, pouco mais de 25% do público-alvo está vacinado e a meta é imunizar 90%. “Estamos convocando as pessoas que fazem parte dos grupos para buscar a vacina nesse dia “D” porque protegemos poucas pessoas até agora contra a gripe”, conclamou.

A vacina contra a gripe protege contra três subtipos da doença, incluindo a H1N1. Todos os anos, a vacina passa por uma modificação e é melhorada para imunizar contra os vírus que também se transformam ao longo do tempo. Por isso, mesmo quem se vacinou em anos anteriores precisa renovar a dose.

Não há contraindicações para a vacina contra a gripe, a não ser para os alérgicos ao ovo. Os efeitos colaterais são apenas a vermelhidão e dor no local de aplicação. A campanha termina no dia 26 de maio. Os detentos, trabalhadores do sistema prisional e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas serão imunizados no final.

MaisPB com Codecom

Leia Também