João Pessoa, 09 de maio de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Médio Piranhas

Aesa normaliza abastecimento no Sertão

Comentários: 0
publicado em 09/05/2017 às 09h27
atualizado em 09/05/2017 às 06h30

Por conta do baixo nível do rio Piranhas que fez com que as lâminas d’água ficassem muito baixas a ponto das bombas não conseguirem fazer a captura da água, a Cagepa suspendeu o abastecimento de água em algumas cidades do Médio Piranhas desde o último dia 06.

Tomando conhecimento da situação, o deputado estadual Galego Souza (PP), entrou em contato com a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba – AESA e a Agência Nacional de Águas – ANA para que fossem restabelecidas as condições mínimas para operação das captações de água para a região.

De acordo com o parlamentar, na cidade de Pombal o abastecimento já está sendo normalizado, em Paulista nesta terça-feira (09) também deve estar normalizando e em São Bento e demais municípios onde houve a suspensão até esta quarta-feira (10) o fornecimento voltará a sua normalidade.

“Os órgãos aqui da Paraíba solicitaram à CHESF o aumento da abertura da válvula dispersora da Unidade Geradora 02 da Usina Coremas, de forma que a descarga resultante para o rio Piancó seja igual a 2,0 m³, porque estava sendo de 1,5 m³. Então a manobra foi realizada nessa segunda-feira para que durante a semana o abastecimento volte a sua normalidade” pontuou o parlamentar.

As cidades atingidas pela suspensão do abastecimento foram Paulista, Catolé do Rocha, Brejo do Cruz Pombal e São Bento.

Veja o informe sobre a normalização do abastecimento:

1. Conforme entendimentos com a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba – AESA, o Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte – IGARN e o Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Piancó – Piranhas – Açu – CBH-PPA, a fim de restabelecer as condições mínimas para operação das captações de água nos rios Piancó e Piranhas destinadas ao abastecimento público dos municípios do estado da Paraíba, solicitamos à Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – CHESF o aumento da abertura da válvula dispersora do by pass da Unidade Geradora 02 da Usina Coremas, de forma que a descarga resultante para o rio Piancó seja igual a 2,0 m³/s (2000 L/s).

2. Informamos ainda que a referida manobra será realizada em 08 de maio de 2017 e será acompanhada por colaboradores do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS e da PROJECTE, empresa contratada pela ANA para prestação de serviços técnicos de apoio à gestão de recursos hídricos na bacia hidrográfica do rio Piranhas-Açu.
3. Reiteramos que, em conformidade com deliberação do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Piancó – Piranhas – Açu – CBH-PPA na 16ª Reunião Ordinária realizada nos dias 06 e 07 de abril de 2017, as descargas do sistema formado pelos açudes Curema e Mãe D’Água serão as mínimas necessárias à operação das captações para abastecimento público dos municípios da Paraíba, sendo permitidos os usos para consumo humano e animal e proibidos os usos para irrigação, aquicultura, indústria e demais usos consuntivos, nos termos da Resolução Conjunta ANA, IGARN e AESA n.º 1.396/2016.
4. A evolução dos níveis d’água e das vazões ao longo dos rios Piancó e Piranhas será acompanhada pela PROJECTE nos próximos dias, de forma a orientar decisão técnica dos órgãos do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos sobre a redução ou a manutenção da descarga do açude Curema para o rio Piancó.
MaisPB com Assessoria

Leia Também