João Pessoa, 06 de maio de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
balneabilidade

Na PB, banhistas podem aproveitar 43 praias

Comentários: 0
publicado em 06/05/2017 às 08h42
atualizado em 06/05/2017 às 05h43

A qualidade da água varia entre excelente, muito boa e satisfatória em 43 praias do litoral da Paraíba classificadas como apropriadas ao banho pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema).

De acordo com o relatório semanal, em João Pessoa, os banhistas devem evitar a praia do Manaíra e a da Penha em todas as suas extensões. Na praia do Cabo Branco, evitar banho nos trechos, final da Rua Áurea (100 m à direita e 100 m esquerda) e na rotatória da final da Av. Cabo Branco (100 m à direita e 100 m esquerda). Na praia do Bessa I, é bom evitar o trecho que fica 100 metros à direita e 100 metros à esquerda do maceió da praia do Bessa.

Na praia do Seixas, evitar o banho 100 metros à esquerda do Rio do Cabelo. Na praia do Arraial, está impróprio para o banho o trecho que fica 100 metros à direita e à esquerda da desembocadura do Cuiá.  Enquanto na praia do Jacarapé, os banhistas devem evitar banho nas proximidades da desembocadura do Rio Jacarapé.

No município de Cabedelo, é recomendado evitar a praia do Jacaré, no trecho que fica à esquerda do estuário do rio Paraíba. Já no município de Pitimbú, deve-se evitar a praia do Maceió, no trecho que fica 100 metros à direita e à esquerda da desembocadura do Riacho do Engenho Velho.  Na praia do Pitimbú, é bom evitar o trecho que fica nas proximidades do final da Rua da Paz.

Na praia do Guarita, evitar o banho 100 metros à direita e à esquerda da desembocadura da lagoa. Na praia Ponta de Coqueiros, é bom evitar o banho nas proximidades da desembocadura das galerias de águas pluviais. Já na praia de Acaú/Pontinha, evitar o banho no Rio Goiana.  A autarquia ainda recomenda aos banhistas que evitem os trechos de praias localizados em áreas frontais a desembocaduras de galerias de águas pluviais, principalmente se houver indício de escoamento recente.

A equipe da Coordenadoria de Medições Ambientais da Sudema divulga, uma vez por semana, a situação de balneabilidade das 56 praias, por meio de coleta de material para análise nos municípios costeiros do Estado. Em João Pessoa, Lucena e Pitimbú, que são praias localizadas em centros urbanos com grande fluxo de banhistas, o monitoramento é semanal. Nos demais municípios do litoral paraibano a análise é realizada mensalmente.

Leia Também