João Pessoa, 01 de maio de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
no parque da lagoa

PMJP lança Movimento Maio Amarelo nesta terça

Comentários: 0
publicado em 01/05/2017 às 10h01
atualizado em 01/05/2017 às 07h04

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), dará início nesta terça-feira (02), a 2ª Edição Municipal do Movimento Maio Amarelo, ação nacional que tem como objetivo conscientizar a população por um trânsito mais seguro e humanizado, reduzindo os índices de acidentes.

O calendário com uma programação especial para todo o mês de maio terá abertura no Novo Parque da Lagoa (Praça da Esplanada), a partir das 10h, com atividades que incluem simulação de atendimentos a acidentados, orientações sobre primeiros socorros e problemas provocados pela mistura de álcool e direção, apresentações culturais e oficinas educativas para crianças.

Ao longo do mês, educadores de trânsito da Semob-JP estarão empenhados em ações internas que incluem abordagens em faculdades, escolas, UPA’s e terminais de integrações de transporte público, além de disso, abordagens externas também farão parte das atividades, sendo estas em cruzamentos e pontos de grande movimentação de João Pessoa, intensificando as campanhas de respeito à faixa de pedestre e o compartilhamento de espaços por pedestres, ciclistas, skatistas, patinadores e motoristas.

A programação será encerrada no dia 31 de maio com a realização de um passeio ciclístico. “A mudança de comportamento por um trânsito mais humanizado deve ocorrer o ano todo, mas aproveitamos o Maio Amarelo para fazermos um chamamento a todos, para que a causa seja abraçada e possamos reduzir o número de mortes ocasionada em acidentes”, ressalta Carlos Batinga.

O superintendente da Semob-JP lembra ainda, que uma recente pesquisa do órgão constatou redução no número de acidentes nos principais corredores da Capital paraibana em até 31,5%. “Estamos no caminho certo e vamos trabalhar para que estes índices reduzam cada vez mais”, concluiu Batinga.

Movimento Maio Amarelo- O Maio Amarelo é um movimento mundial do Observatório Nacional da Segurança Viária (ONSV), que estimula diversos segmentos da sociedade, promovendo atividades voltadas à conscientização de cada cidadão do próprio comportamento durante seus deslocamentos diários no trânsito. Em março de 2010, uma Assembleia-Geral das Nações Unidas editou uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a ‘Década de Ações para Segurança no Trânsito’.

MaisPB com Secom-JP

Leia Também